5 Segredos Para Umas Férias Inesquecíveis em Família by Bicharocos Carpinteiros

9.8.17

https://www.facebook.com/bicharocoscarpinteiros/
Créditos de imagem: Tales of Light

- Vão de férias para onde? Mas sem os miúdos, certo?
- Férias com crianças são uma canseira, nem deviam chamar-se férias.
- Fica caríssimo viajar, e com os filhos então...
- Eles ainda são pequenos, não aproveitam nada e nem se vão lembrar, porque os levam?

Ouvimos muitas vezes estas observações por parte de amigos e familiares e concordamos em parte com quase todas.

É verdade que férias com os miúdos, não são aquela imagem idílica de férias à beira-mar, onde um chapéu de sol e um livro chegam para fazer o tempo parar e retemperar energias. Na verdade, não tem mesmo nada a ver com isso,  pelo menos com os meus filhotes e a energia que os caracteriza. No entanto, são também as férias que quero agora (Sublinhe-se o  "também", porque essas férias de sossego e tranquilidade, também me agradam e muito, sempre que posso não abdico, mas não foram a nossa escolha para estas férias).

Férias em família para que corram bem, implicam vários pontos a ter em conta:

1.  (muita) Disponibilidade -  para a qual precisamos de nos preparar. 
Não é só sair dos últimos dias de trabalho em que o mundo parece acabar se não ficar tuuuudo pronto, fazer muitas malas (muitas mesmo) e ir. É importante preparar-se para a falta que todos sentimos uns dos outros e que o dia-a-dia não permite preencher, e que todos, em especial os pequenitos, vão tentar não deixar escapar esta oportunidade para terem. "-Mãe..."; "-Mãe!" ; "- Mããããeeeeee"; "- Oh, Mãe..." Serão seguramente as expressões mais ouvidas (às vezes até mesmo já sem eles as dizerem, tal é o hábito.) 

2. Outro dos pontos-chave é a Negociação. Já?! Pensarão alguns pais mais inexperientes ou mais distraídos. Sim, já há muito tempo que esta é uma das características mais trabalhadas aqui em casa, infelizmente com os filhos a aprenderem depressa de mais...

Afonso: - Mãe, vamos a praia? Eu quero ir a praia!!! 
Francisco: - Mãe, disseste que podíamos ficar na piscina!
Afonso: - Mas eu quero ir a praia!!!
Francisco: - E eu quero ficar na piscina!

Este é só um discurso exemplo, podemos repetir esta sequência trocando os nomes dos filhos, pois desde que um queira uma coisa, o outro lembra-se de imediato que afinal, quer outra... 
Desde o que comer ao pequeno-almoço, as atividades a fazer, os brinquedos que querem levar, as histórias que querem que lhes leia, enfim... Tudo nas férias requer duras negociações, sendo que eles têm uma arma que nós não usamos (ainda) e que é infalível nisto de tirar a paciência aos pais: a birra.

3. Força. Isso mesmo, força! É toalhas, chapéu-de-sol, brinquedos, lanches, protetores solares, pó de talco, roupa suplente, água, pranchas, livros e revistas que aguardaram pacientemente todo o ano para que tenhamos tempo, nós pais, de ler agora em tempo de férias e que passearão todas as férias connosco juntos com uma réstia de esperança de que seja estas férias que vão finalmente ser abertos,  e por fim a cereja em cima do bolo: colo. Levá-los ao colo, que estão cansados...

4. Paciência. Esta é a pièce de résistance, a jóia da coroa, a chave para quase tudo. 
Se a tem naturalmente, parabéns! As suas férias estão praticamente garantidas. Se como eu ou o comum dos mortais, sente que férias e os seus filhos são a Criptonite da sua Super-paciência, calma... Lembre-se que pode contar mentalmente até 10 (ou 100...), pode respirar calma e profundamente, ou até sair de cena (ir à varanda, casa de banho, ir até à cozinha e beber um copo de água, enfim, uma saída estratégica rápida para retomar controlo), e sobretudo, não perder o Foco.

5. A mais importante de todas: O Foco. A noção clara de que estas foram as férias que escolhemos. Estas são as férias pelas quais esperei todo o ano, segredando-lhes à noite num abraço apertado e com a noção de ter estado com eles muito menos tempo do que gostaria: "- Tenho saudades tuas...". Estas são as férias irrepetíveis. Posso voltar ao viajar, a ter férias paradisíacas em sítios onde já estive,  posso ir conhecer destinos paradisíacos onde ainda não vai ser este ano que vou estar, mas não posso voltar a estar de férias com os meus filhos com 5 e 7 anos.  Estas férias são de facto irrepetíveis, e eu sei que vamos ter muitas, muitas saudades delas.

Agora, Boas Férias e aproveite tudo! 
Vamos ter muitas saudades...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...