ALERTA! COVID-19 Cá em Casa!

19.12.20

 

COVID-19 Positivo cá em Casa. O que fazer?


O nosso Afonso testou positivo para a COVID-19.

Parece que estamos a viver um filme de suspense e ficção científica. 

No final da semana passada, o Afonso foi convidado para ir filmar um anúncio institucional para a DGS, sobre as normas de segurança anti-COVID 19 na ceia de Natal. 
Ele disse logo que sim. 
Como o anúncio simula uma família à mesa, na Consoada e isso ia implicar que estivessem próximos e sem máscara, todos os participantes teriam que fazer o teste na véspera das filmagens.
Eu expliquei ao Afonso o que é o teste de zaragatoa, mostrei-lhe vídeos de pessoas a fazer o teste e expliquei-lhe que se não quisesse fazer, não precisava, não fazia a filmagem, depois quando já não estivéssemos em pandemia faria outros, mas o Afonso disse logo que queria fazer o teste e as filmagens também.

Foi fazer o teste, sentou-se, fez todas as perguntas à enfermeira, portou-se lindamente e diz que não custou nada. 

Passadas 2h eu recebo o resultado no meu telemóvel: POSITIVO.

Não sei explicar o que senti. Tive que ler várias vezes a mensagem: Positivo?! Mas como?! Não há sintomas nenhuns, nem mesmo a tal perda do paladar, nada...

E agora? É um turbilhão de pensamentos, medos e sentimentos eu nem sabia por onde começar. Na mesma mensagem vinha um número para esclarecimentos. Liguei. A minha perplexidade era tal que perguntei se devia repetir o teste, responderam que não, apesar de ser um teste rápido, é um teste de zaragatoa e é fiável, recebi indicações para ativar o protocolo.

Vou dizer-lhe na primeira pessoa como tudo se processa. Espero que não tenha que passar por isto, mas se acontecer consigo ou em sua casa, saiba que passos dar e prepare-se para andar sempre com todos os cartões de cidadãos da família no bolso. Vai precisar.

1 - Ligar para o Saúde 24 (808242424)
Informaram-me que já tinham o teste do Afonso no sistema e que ele estava em confinamento nos próximos 10 dias, nós todos cá de casa, como contactos de risco estávamos em confinamento por 14 dias.
Os passos seguintes eu fiz porque me deixou mais tranquila dar a notícia com a maior brevidade a quem poderia estar envolvido e necessitava estar alerta.

2 - Liguei para a professora do Afonso para a avisar e a professora ligou para o diretor da escola para ativar o protocolo da escola.

3 - Liguei para a Diretora de Turma do Francisco;

4 - Avisei a educadora da Sofia;

5 - Liguei para o ATL do Francisco e 

6 - Falei para o Conservatório.

7 - Enviei mensagem para o grupo de WhatsApp dos encarregados de Educação da turma do Afonso e expliquei a situação.

Tudo isto foi após as 18h, hora a que recebi o resultado do teste, e na manhã seguinte a turma do Afonso foi informada de que estava toda em confinamento e as crianças já nem se tiveram que se deslocar à escola.



No dia seguinte recebemos o telefonema da enfermeira da Saúde Pública a dizer-nos que:

1 - Estamos em confinamento por 14 dias;

2 - Perguntar-nos os sintomas de todos (por enquanto não temos nenhum) e pedir-nos que façamos a vigilância da febre de todos pelo menos 2Xs por dia;

3 - Enviou-nos as justificações de falta por e-mail;

4 - Enviou-nos os códigos para irmos todos fazer o teste e aconselhou-nos a só ir passados 4 ou mais dias do teste do Afonso, para que se ainda estivessem no início da doença, dar tempo para esta se desenvolver e mais facilmente testarmos positivo;

5 - Alertou para o facto de que mesmo que façamos o teste e estejamos todos negativos, teremos que nos manter em confinamento os 14 dias (a doença pode revelar-se até aos 14 dias, mesmo depois de um teste negativo)

e o telefonema da parte do Centro de Saúde para monitorizar o Afonso.

Até agora, tudo tem decorrido dentro do protocolo e não tenho nada a dizer do acompanhamento e das medidas tomadas pela Delegada de Saúde. Os colegas do Afonso também serão testados após 4 dias do teste do Afonso, e as escolas do Francisco e da Sofia foram contactadas para estarem atentos a eventuais sintomas. 

Até agora estamos todos assintomáticos, mas eu sinto-me sempre a olhar para todos à espera de ver surgir algum sintoma, uma tosse, um espirro, enfim...


Cá em casa que medidas tomámos:

1 - Andamos todos de máscara;

2 - Abrimos a mesa de refeição e ficamos todos muito distantes uns dos outros durante as refeições;

3 - Todos estão a dormir em quartos separados
O Francisco e o Afonso partilham o quarto, mas agora o Francisco está no quarto das visitas. A Sofia que ainda dormia na caminha dela no meu quarto, já está a dormir no quartinho dela.

4 - Casas de banho separadas;

5 - Muita lavagem das mãos com sabonete desinfetante.

Neste momento estamos assim, em Alerta Máximo. Vamos ver como evolui...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...