Isto das Relações Tem Muito Que Se Lhe Diga...

14.2.19

Hoje é Dia dos Namorados e o que se vê por todo o lado é gente stressada porque ainda não comprou um presente, qualquer presente, nem interessa o quê, é preciso é ter um presente para que o outro não fique chateado. Gente chateada porque não consegue reservar restaurante, gente a resmungar porque não consegue marcar este ou aquele espetáculo (nem vale a pena, hoje está tudo esgotado)...

Isto leva-me a pensar sobre o que realmente é a essência deste dia. Deveria ser um dia em que dizemos a quem gostamos, que gostamos dessa pessoa. Para mim, é a única forma de que este dia faça algum sentido, e neste momento, o que vejo por todo o lado é toda a gente muito preocupada com a embalagem que vai hoje entregar ao seu namorad@, mas sem perceber o que quer colocar dentro desta embalagem.

Do outro lado da minha vida, vejo gente muito infeliz nas suas relações, na sua relação com o seu/sua companheir@, mas também na sua relação com os filhos, os pais, com os amigos, com a família e sobretudo na sua relação consigo própri@, esta, sem dúvida, a primeira e mais importante de todas.

As relações não são caixas lindas com enormes laços vermelhos e corações que se oferecem no dia de hoje. As relações são uma co-construção em que nós colocamos o nosso tempo, a nossa disponibilidade, as nossas expectativas, as nossas forças e as nossas fragilidades e convidamos o outro a fazer o mesmo, precisamos conhecer o que lá está, de nosso e do outro, e tentamos fazer a melhor das receitas para os dois, com estes ingredientes.

Esperar abrir a caixa de corações e laços e já ter tudo pronto, é meio caminho andado para que não resulte. Encontrar-se sozinh@ nesta tarefa, também não é bom presságio. A boa notícia é que dentro desta caixa tudo se está sempre a alterar, por isso o que hoje não está tão bem, amanhã poderá ficar, se lhe derem atenção os dois e quiserem fazer diferente. Por outro lado esta possibilidade também exige que se queremos que tudo resulte, tenhamos que ter tempo para ver melhor o que estamos a colocar lá de nosso e o que está a colocar lá o outro, e vejamos o que nos faz sentido a cada momento, por isso se diz que as relações dão trabalho, mas é esse mesmo trabalho, e não o fim, que é A Relação. Tudo isto é válido para relações românticas, mas também para a nossa relação com os nossos filhos, com os nossos amigos, familiares, e na nossa relação connosco.

Não há relações perfeitas, mas elas podem ser perfeitas para nós tal e qual como são, e se ainda não estamos aí, então vamos meter mãos à obra e tentar ver o que posso eu fazer para melhorar aquilo que quero melhorar e não esperar que isso me seja oferecido hoje numa linda caixa como laços e corações.

Hoje antes de sair de casa fui a cada um dos "meus homens" à sua vez, dei um beijinho, um abraço apertado, olhei nos olhos até ser vista e disse-lhes: "- Feliz Dia dos Namorados ". E tive dos olhinhos deles o meu melhor presente deste dia.

Feliz Dia dos Namorados para si também . Gosto muito que esteja por aqui connosco. <3 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...