Manual de Sobrevivência para Grávidas - 10 Dicas e Truques Para Combater o Inchaço dos Pés e Pernas Durante a Gravidez

17.7.19

A propósito dos pés e pernas inchados, sintoma muito frequente na gravidez de que falei aqui, encontrei estas dicas que podem ser muito úteis, ora veja:

Pés inchados na gravidez - Quando é normal e O que fazer


É normal os pés e tornozelos ficarem inchados durante a gravidez, e podem começar a inchar por volta dos 6 meses de gestação, mas incham muito mais, especialmente no final da gravidez, quando o parto está próximo.
Para evitar os tornozelos inchados na gravidez, é aconselhado tomar alguns cuidados como beber bastante água, apoiar os pés em um banquinho enquanto se está sentada e usar meias de compressão nas pernas, para facilitar a circulação sanguínea.
Também é importante aumentar o consumo de alimentos diuréticos como melancia, pepino e salsão, ou sucos feitos com ingredientes que combatam a retenção de líquidos no corpo, além de evitar o consumo de sal, frituras e alimentos processados, pois estes aumentam o inchaço corporal.
Pés inchados na gravidez - Quando é normal e O que fazer




















Veja dicas para combater o inchaço nos tornozelos durante a gravidez:
  1. Beber de 2 a 3 litros de água por dia, pois estar bem hidratado diminui a retenção de líquidos;
  2. Quando for dormir, preferir ficar deitada sobre o lado esquerdo;
  3. Quando sentada, apoiar os pés em um banquinho ou em uma pilha de jornais, revistas ou livros, por exemplo, para que fiquem na mesma altura das coxas;
  4. Quando deitada, colocar os pés em cima de uma ou duas almofadas para favorecer a circulação do sangue;
  5. Não usar sapatos apertados, nem saltos altos;
  6. Usar meias de compressão, de acordo com a orientação do obstetra;
  7. Praticar caminhada, natação ou andar de bicicleta durante pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana;
  8. Não cruzar as pernas ao sentar;
  9. Não ficar em pé por muito tempo;
  10. Comer alimentos diuréticos como melancia, por exemplo.
Em caso de trabalho ou atividades que exijam ficar em pé ou sentada por muito tempo, é importante usar um apoio para elevar os pés e lembrar de levantar e caminhar um pouco pelo menos a cada 60 minutos.

Estratégia caseira para desinchar os pés

O banho de contraste, popularmente conhecido como 'choque térmico' também é uma excelente forma de desinchar os pés e o tornozelo. Veja os passos para fazer isso neste vídeo, muito bem explicado:
Imagem ilustrativa do vídeo: Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

O que comer para reduzir o inchaço

Para reduzir o inchaço, é importante aumentar a ingestão de alimentos diuréticos, como agrião, salsinha, espinafre, pepino, beterraba, tomate, alho, laranja, maracujá, melancia, morango e limão. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos que estimulam a retenção de líquidos, como sal, açúcar, salgadinhos de pacote, frituras, azeitona, linguiça, produtos enlatados e congelados.

Receita de Suco Diurético

O suco a seguir ajuda a combater a retenção de líquidos, devendo-se tomar de 1 a 2 copos por dia.
Ingredientes:
  • 1 fatia média de melão
  • 200 ml de água de coco
  • 1 colher de sopa de hortelã picada
  • 1 folha de couve
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.
Também é importante lembrar que muitos chás com efeito diuréticos são contraindicados durante a gestação, como o chá de salsinha e de cavalinha. Veja a lista completa dos Chás que a grávida não pode tomar.

Quando ir ao médico

Se o inchaço for intenso e afetar, além das pernas e dos pés, as mãos, os braços e o rosto, ou se surgirem também sintomas de formigamento, ganho de peso excessivo, dor na nuca ou dificuldade para movimentar os dedos das mãos, deve-se procurar o médico pois esses sinais podem indicar a presença de alguma complicação da gravidez, como pressão alta, diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...