Crónicas da Procura de Um Nome - Capítulo I "Uma Questão de Justiça"

27.7.19

Origem da imagem

Desde que souberam que iam ter um(a) man@, que disseram logo que eles é que iriam escolher o nome.

Desde o início surgiram diariamente os mais variados nomes, sobretudo de amigos de quem gostam muito, mas sempre, sempre e só nomes masculinos.

Sempre que traziam uma nova proposta eu ia dizendo:
- Também gostas desse nome? Então guarda para a tua lista e no final vemos qual gostas mais. Mas olha, também pode ser uma mana, já pensaste em algum nome de menina?

Nem me ouviam. Uma mana?! Claro que vai ser um mano!

Até ao dia em que soubemos que seria mesmo uma mana...

Reações:

Francisco - Mas isso é mesmo certo? Ainda pode mudar, não pode?

Afonso: - Mãe, as meninas não gostam de brincar ao que nós brincamos...

Francisco: - Mãe, promete que não vais pintar tudo de cor de rosa.

Eu: - Calma, eu sou uma menina e não ando de cor-de-rosa, nem o meu quarto é cor-de-rosa e eu brinco a todas as vossas brincadeira. A mana vai brincar convosco ao que lhe ensinarem a brincar e vocês também vão gostar de brincar com ela a brincadeiras que ela vai sugerir, vão ver.

Francisco: - Então não vai chamar-se Francisca, está bem? Não tinha graça nenhuma o Francisco e a Francisca!

Eu: - Tudo bem, não vai chamar-se Francisca.

Afonso: - Claro que não vai chamar-se Francisca! O Francisco é o primeiro dos meninos, agora das meninas, a primeira (Não sei quantas manas o Afonso espera ter mais...) só pode ser Afonsa!

....

Claro, a justiça desta afirmação é inquestionável!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...