Desafio 7 Dias Minimalistas - Resultados e Conclusões

13.5.19



Há 7 dias atrás, e a convite da Cláudia, iniciei e desafiei-@ a iniciar comigo estes 7 Dias Minimalistas. Por aqui consegui, mas foi surpreendente em alguns momentos a consciência que estas "pequenas" tarefas nos dão sobre como vivemos o nosso dia-a-dia, tantas vezes de forma automática e inconsciente.


Dia 1 - Limpar o inbox
Comecei logo com uma tarefa épica: Limpar a Caixa de Entrada do e-mail. 
Eu trabalho diariamente muitas horas completamente desligada de redes e até telefone. Todo o tempo que estou no consultório, estou desligada e muitas vezes são mais de 12h por dia, pelo que quando "me ligo", tenho que racionar muito bem o meu tempo e só vejo e abro o que me parece importante, no que respeita ao e-mail. 
Assim, tinha 8320 mensagens que nem tinham sido abertas. Que desespero...
Não consegui terminar a tarefa, mas terminei o dia com 3445 mensagens não abertas, o que já considerei muito bom, tendo em conta o número inicial, mas ficou a promessa de acabar esta tarefa, agora um bocadinho todos os dias.

E assim chegou o dia 2. Depois do primeiro dia com esta tarefa tão trabalhosa, no mau caso, eu achei que sobrevivendo ao primeiro dia todos os outros seriam muito fáceis, mas este em particular surpreendeu-me muito.

Dia 2 - Praticar o Single Task
Ou seja fazer só uma coisa de cada vez. Parece fácil, certo?! Errado. Para mim não foi nada fácil. Tirando o tempo em que estou a trabalhar no consultório, e aí estou apenas e só em consulta, em tudo o resto eu estou sempre a fazer mais que uma tarefa ao mesmo tempo, e isso é-me tão natural, que foi uma dificuldade imensa contrariar este processo. Tive que me refrear a todo o momento e tive de facto consciência do cansaço diário que isto implica.

Dia 3 - Cuidar das plantas
Tarefa que tive que fazer à noite, quando cheguei a casa, e só costumo fazer ao fim de semana, porque nunca há tempo. Não tenho muitas, até se fez bem.

Dia 4 - Destralhar os medicamentos fora de prazo
Pensei que tinha esta tarefa feita, mas ainda encontrei umas caixas de medicamentos já fora do prazo de validade que juntei e levei no mesmo dia para a farmácia.

Dia 5 - Arejar a casa
Faço todos os dias, desde sempre que me lembro que se faz em minha casa e por isso não foi difícil, já faz parte da rotina.

Dia 6 - Fazer uma caminhada
Adoro!
Sou daquelas pessoas que não gosta de correr, nada mesmo, mas que adora caminhar.
Gosto de caminhar sozinha, gosto de caminhar em família, com amigos, enfim, tudo pode ser um ótimo pretexto para um passeio e uma caminhada. Por ser sábado fizemos a caminhada em família (claro que os filhotes fizeram mais de metade a correr) e soube tão bem.

E assim chegámos ao último dia do desafio

Dia 7 - 24h offline
Não foi tão difícil quanto parceria, mas por várias vezes dei por mim  a pegar no telefone de forma completamente automática para aceder às redes. De facto penso que nem temos bem a noção de quantas vezes o fazemos por dia e do quanto isto nos pode retirar disponibilidade para tantas outras coisas que queremos ver, fazer e viver.

Gostei de fazer este desafio e da consciência que ele me trouxe sobre como vivo o meu dia-a-dia. 
Todos os meses a Cláudia irá lançar mais um desafio de 7 Dias Minimalistas na segunda semana de cada mês.

Siga-a aqui e aceite o desafio.

Este meu primeiro desafio correu assim, e o seu como foi? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...