20 de Outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying

21.10.18
Dia 20 de Outubro assina-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying.



Este é um assunto muito sério, que já todos ouvimos falar, mas pouco conhecemos a verdadeira dimensão, mesmo quando atinge as nossas casas.

Do outro lado da minha vida encontro-me frequentemente com este problema, quer na vítima, quer no agressor, ou ainda com os pais de ambos e professores.

A maior parte das crianças perante este tipo de agressão dos colegas para consigo, nem sempre fala, nem sempre pede ajuda. Podemos ter em nossa casa uma criança que é vítima e não sabermos. Para nos apercebermos é necessário estar próximo e atent@.

Quando falo de proximidade, falo de relação. Para estarmos próximos das nossas crianças é necessário alimentar a nossa relação com elas diariamente, quando cuidamos delas, quando brincamos com elas, quando nos interessamos e ouvimos verdadeiramente os assuntos que nos confiam, e ainda assim, não esteja à espera que ela lhe venha dizer espontaneamente que é vítima de Bullying, pode acontecer, mas é apenas uma minoria a criança que fala do assunto por sua própria iniciativa. Esteja atent@ a mudanças do comportamento, alterações no sono, no apetite, nas brincadeiras, crianças que ficam mais introspectivas, mais isoladas...

Por vezes um livro pode ajudar a abrir a temática e a que a criança se identifique e fale sobre o assunto.

Para a fase do pré-escolar e primeiro ciclo deixo-lhe algumas sugestões de livros aqui:

























Para as crianças que frequenta, o segundo ciclo, os 5º e 6º anos, deixo-lhe esta sugestão:






Estes livros são ótimas sugestões de leitura para miúdos e graúdos, pois abordam temas importantes para a educação de qualquer criança.

Ainda sobre esta temática e a convite da Magda Gomes Dias mentora do blog Mum's The Boss e da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, escrevi este artigo sobre o tema do Bullying para o número de setembro da revista Parentalidade Positiva, que pode ver aqui:




Mas falar apenas da vítima não esgota a temática do Bullying. 
E o agressor? O que faz de uma determinada criança, o agressor?
Podem ser variados fatores, mas para compreender este fenómeno também necessitamos perceber que o agressor é frequentemente, também uma criança que está desregulada e em sofrimento. O Bullying é uma questão social, educacional e emocional densa, para a qual necessitamos de nos debruçar mais e melhor tentando sempre compreender e educar numa perspetiva de aceitação e respeito pelo outro e por si própri@.

Grande missão para nós educadores. Vamos a isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...