Dicas e Truques para o Seu Bebé Dormir Melhor

29.4.14
Como lhe disse aqui, estivemos no Encontro Barrigas de Amor sobre o Sono do Bebé.

Este é um tema que muito interessa aos pais.
Houve muita gente interessada em estar presente que, ou por morar longe, ou por já não ter conseguido vaga, não esteve presente no evento.
Para todos os que me pediram um resumo, assim como para todos os interessados, aqui vai:


OS SINAIS DE SONO
Filipa Sommerfeldt Fernandes

Ritmos do Sono em bebés e crianças

Vamos ser francas... deitar os nossos filhos pode ser um verdadeiro inferno que se repete noite após noite. As razões podem ser várias – e só conversando longamente com os pais é que se entende quais são – mas há normalmente um padrão no que respeita à falta de entendimento sobre quando está o pequenote cansado.

A grande maioria das mães que me procura nas consultas pensa que se deitar o seu filhote muito cansado ele irá dormir melhor. Há mães que não fazem ideia de quanto em quanto tempo deve o seu filho dormir e outras chegam a forçar o seu bebé a manter-se desperto durante o dia para que ele durma melhor durante a noite.

Os nossos filhos não vêm com um botão de “on/off” e não se desligam automaticamente quando atingem a exaustão. Pelo contrário. No caso dos bebés, quando estão demasiado tempo acordados, ficam normalmente rabugentos e mal-humorados. Precisam de atenção constante, não conseguem ficar sozinhos um minuto e exigem muito colo e movimento. No caso dos mais “crescidos” ficam, frequentemente, cheios de energia. Ligados à corrente, correm pela casa, fazendo uma enorme algazarra tropeçando e caindo por todo o lado.

Se o quadro lhe é familiar é porque está a permitir que o seu filho ultrapasse o estado de “cansaço” e chegue à “exaustão”.



E porque devemos evitar este estado?

Porque uma pessoa demasiado cansada fica irritada, excitada e mais vulnerável. Logo, acalma-se mais dificilmente e quando chega à cama não está tranquila nem relaxada. É fácil de perceber, não é? Passa-se exatamente o mesmo connosco, os crescidos.

É muito importante entender os sinais de sono do seu pequenote. Se os souber interpretar pode evitar que ele chegue àquela espiral descendente que muitas vezes o transforma num diabrete da Tasmânia.



Os sinais de sono mais comuns são:

Esfregar ou puxar as orelhas ou o nariz Arquear as costas
Olhar distante e parado
Irritabilidade

Bocejar

Mas, como disse, também há pequenotes que ficam demasiado excitados, eléctricos e agitados. É mais comum a partir dos 2 anos e meio e é, de facto, um dos sinais que mais confunde os pais.

Na maioria das vezes, os bebés precisam de muito mais tempo de sono do que aquele que as mães pensam. É verdade que já tive mães que colocavam (ou tentavam) pôr os filhos a dormir demasiadas vezes por dia, mas na grande parte dos casos, os pequenotes vivem em grande défice de sono. E uma pessoa que não descansa o suficiente não consegue estar alerta e bem- disposta e terá muito mais resistência no momento de se tranquilizar para dormir.

Acredite que vai conseguir lidar com o cansaço e o soninho do seu filho muito melhor se o deitar na cama assim que ele começar a dar os primeiros sinais de que está pronto para descansar.

Filipa Sommerfeldt Fernandes 




Espero que estas dicas ajudem.
Boa noite e bons sonhos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...