O Sabor da Páscoa Cá de Casa - Receita

9.4.18
Desde a minha infância que Páscoa é sinónimo de família reunida, muita gente à mesa, muitas brincadeiras, amêndoas, folares, e muitos, muitos bolinhos que enchiam muitas travessas que eram espalhadas pela casa.

Tudo começava dias antes da Páscoa, em que as mulheres da família, vizinhas e amigas se juntavam em casa da minha avó para juntas fazerem os bolos.

Eram dias de muita azáfama, com muitas horas de forno, muito amassar e tender de bolos, mas também dias de grande alegria, de uma cumplicidade que se espalhava no ar com o cheiro quentinho dos bolos, uma sensação boa de clã, de cumplicidade fluida e natural que se fazia sentir por todo a casa, por todas nós.

Os bolinhos tinham sempre que ser muitos, porque se reunia a família e amigos de Sexta-feira Santa, a segunda-feira seguinte (e às vezes até terça-feira). Todos os dias havia mesa posta do pequeno-almoço à ceia e muita gente em casa, e para além de quem estava presente, mandava-se de oferta caixas de bolos a "quem não podia fazer", por esta designação entenda-se familiares e amigos que estivessem doentes, aos mais idosos, e a quem estava de luto. A minha avó lembrava sempre que no tempo da guerra também se levavam presentes de bolos às mães que tinham os filhos na guerra, estas mães também não os faziam, e eram tantas que eram precisos muitos mais dias a fazer bolos, com muita gratidão de quem os fazia por ter os seus filhos ainda por perto ou por já os terem de volta a casa.

Aqui a Páscoa não é bem Páscoa se não estiverem presentes estes bolinhos, sobretudo as broínhas de azeite e as broínhas de manteiga, que me trazem sempre cheiro e sabor a memórias felizes, às pessoas e às vivências que me fazem ser quem sou.

Por tudo isto, na última quinta-feira assim que cheguei a casa e uma vez que a minha mãe também já tinha chegado para passar a Páscoa connosco, iniciámos a saborosa empreitada e lá começámos uma receita de broas de manteiga.

Até à hora de jantar já tínhamos esta fornada a sair do forno


E depois do jantar e das rotinas de deitar dos filhotes, mais duas receitas e muitas fornadas se seguiram.

Fui partilhando no stories do nosso Instagram enquanto os estávamos a fazer e o interesse e as perguntas foram tantas, que resolvi fazer este post a partilhar a história e a receita das nossas Broas de Manteiga e Broas de Azeite.

Então cá vai a receita:

Broas de Manteiga ou Bolinhos de Manteiga

Ingredientes:
- 4 Ovos
- 250g de Banha 
- Raspa de 1 Limão
- Farinha (+/- 750g) 
- 250g de Açúcar 

Batem-se os ovos com o açúcar;


junta-se a banha meio derretida a pouco e pouco e a raspa do limão. 
Depois de tudo bem batido começa a juntar-se a farinha, sempre a pouco e pouco até tender (ou seja, até que consigamos com uns borrifos de farinha na nossa mão, fazer bolinhas sem que se peguem ou desfaçam.


Forra-se o tabuleiro do forno com papel vegetal e uns borrifos de farinha e fazem-se as bolinhas que se dispõem no tabuleiro.


De seguida molha-se o dedo em farinha e pressiona-se cada um dos bolinhos, tal como esta na imagem:


e em seguida pincela-se essa parte do bolinho com gema de ovo.




Para fazer as bolinhas de massa, pressionar os bolinhos e pincelar com a gema de ovo chamo os meus ajudantes. ;)
Depois vão ao forno que deve estar pré- aquecido a 250ºC, até ficarem lourinhos.




A receita da Broas de Azeite e muito semelhante.

Broas de Azeite ou Bolinhos de Azeite

Ingredientes:
- 4 Ovos
- 2,5 dl de Azeite
- 250g de Açúcar
- Farinha (+/- 750g)

Batem-se os ovos com o açúcar, junta-se o azeite a pouco e pouco ate a massa estar bem misturada. Começa então a juntar-se a farinha, a pouco e pouco até tender.

Fazem-se as bolinhas tal como nas broas de manteiga e de seguida marcam-se em cima com a parte redonda de uma tesoura molhada em farinha, ou com um garfo que também se passa em farinha e depois marca os bolinhos.

Vão ao forno pré-aquecido a 250ºC, retiram-se quando lourinhos et Voilá!
(Estes bolinhos não são pincelados com ovo.)



Dicas:
  - Aqui fazemos sempre estas receitas com farinha Branca de Neve.
  - Fazemos sempre 2 receitas de cada porque temos muita família em casa e porque são muito fáceis de comer depressa. ;)

Bom apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...