Dia Internacional da Mulher "A Responsabilidade é Grande, e a Tarefa é a Mais Importante"

9.3.18
Ilustração @joaorodrigues.art

Dia Internacional da Mulher

Estive todo o dia com esta expressão interior que só o João Rodrigues consegue traduzir.
Todo o dia meio perdida nos meus pensamentos, meio angustiada...

Sempre que assinalamos um dia importante, eu explico aos meus filhotes, o porquê de se comemorar este dia, mas hoje senti-me envergonhada antes do o fazer. Como lhes vou explicar  que nos dias de hoje ainda tenhamos que lutar por algo que lhes mostro desde sempre como igual? Como justificar que alguém algures no decorrer do tempo, decidiu que havia seres superiores e inferiores baseados no género, etnia, credo, ou em qualquer outra característica que nos engrandece enquanto diversidade? Os meus sentimentos flutuaram entre o não querer mostrar-lhes essa horrível parte, a vergonha enorme disto ter acontecido alguma vez na história, e o horror de acontecer ainda nos dias que correm.

Nem sei quando conheci o significado do dia de hoje, lembro-me “desde sempre” da sua grande abrangência e significado. Felizmente, nunca me senti ou me fizeram sentir menor ou diferente por ser mulher, pelo contrário, venho de uma família em que quer da parte do pai como da parte da mãe, as mulheres tomaram a vida delas nas suas mãos e traçaram os seus destinos. Desde sempre soube que ser mulher era tudo isso, e agradeço-o às mulheres da minha vida, mas também aos homens. Os homens da minha vida, família e amigos, também nunca me fizeram sentir diferente deles, com todo o direito às diferenças que todos temos, homens e mulheres, e por tudo isto, para mim foi natural ser.
Mas hoje, a juntar aos números da violência doméstica e a tantas outras injustiças de género, o acentuar da diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal nos nossos dias, para além de tudo o que agonia nisto, a angústia e a responsabilidade de ser mãe de dois meninos, pesa-me...

A responsabilidade é grande, e a tarefa a mais importante.

Que a inspiração das Mulheres e Homens da minha vida me ajude a plantar neles o mesmo que plantaram em mim.

Feliz Dia Internacional da Mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...