Quando a Criança Vai a Tribunal - Uma Ajuda Muito Importante

5.11.16
Do outro lado da minha vida, acompanho muitas vezes crianças, pais e famílias que se vêem confrontadas com situações em que as crianças têm que ser ouvidas em tribunal. É normalmente uma situação muito difícil e geradora de grande ansiedade para crianças e adultos.
Como lidar com esta situação? O que dizer à criança? Como explicar à criança o que é um tribunal? Como explicar os diferentes papeis dos diversos intervenientes? Como explicar o que é a justiça, e porque é importante serem sinceros e dizer a verdade? Como promover a calma?
São algumas das muitas perguntas que as famílias e as próprias crianças me colocam. Mais difícil: Como explicar tudo isto a crianças mais novas?

Desde ontem, dia 3 de Novembro temos todos, crianças, pais, famílias, técnicos de saúde e do direito, uma preciosa ajuda. São dois livros ilustrados, que explicam através de duas histórias o que é, e como se processa a situação de ser ouvido em tribunal.

Para além deste ser um instrumento muito útil e por isso deixo desde já os meus agradecimentos e os parabéns à autora Eunice Guerreiro, às coordenadoras científicas Rute Agulhas e Joana Alexandre e ao ilustrador Pedro Cifuentes, deixo ainda o meu agradecimento para o gesto enorme de facultarem estes livros em divulgação gratuita.

Assim, divulgo também aqui estes dois livros que poderá obter para si carregando na imagem abaixo e fazendo o download.

O meu muito obrigada por esse gesto enorme a que os envolvidos responderam ontem da seguinte forma:

"A pergunta que mais nos fizeram desde ontem: 
'Mas é grátis? E os vossos honorários?'
Resposta: O melhor pagamento que podemos ter são os sorrisos e o bem estar das crianças. E todos temos responsabilidade social. 
Rute Agulhas e Joana Alexandre"


Carregue sobre as imagens para fazer o download do livro.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...