Cozinha Segura - Segurança Alimentar para Toda a Família

23.5.13
Bom dia!
Hoje contamos com a colaboração preciosa da Dr.ª Jennifer com uma artigo sobre segurança alimentar.
Informações e dicas preciosas!
Ora veja:

Cozinha Segura - Segurança Alimentar para toda a família

No tema da alimentação mais segura, é importante todos estarem cientes dos perigos inerentes a um mau manuseamento dos alimentos. Todos os dias, milhões de pessoas adoecem e milhares morrerão de uma doença de origem alimentar evitável. Estima-se que mais de 200 doenças são transmitidas através da nossa alimentação. A boa notícia é que o manejo adequado dos alimentos pode impedir a maioria destas doenças. A população com maior risco são as grávidas, crianças pequenas, idosos e indivíduos imunodeprimidos.
Se você está grávida, está em alto risco de doenças transmitidas por alimentos, porque o seu sistema imunológico está enfraquecido para permitir muitas outras mudanças que acontecem no seu corpo. Doenças transmitidas por alimentos durante a gravidez podem causar sérios problemas de saúde, aborto espontâneo, parto prematuro, ou até mesmo a morte da mãe. Nós já falámos de cuidados especiais necessários ao consumir certos alimentos durante a gravidez, noutros artigos. A informação de hoje é para as práticas cotidianas na segurança alimentar para as mulheres grávidas e toda a família em geral.
Podemos começar com a prevenção. 
A contaminação dos alimentos pode ocorrer em qualquer fase, desde a produção, à mesa, mas a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas durante a preparação de alimentos.
Segue-se um resumo de “Cinco Chaves para uma alimentação mais Segura” da Organização Mundial da Saúde (World Health Orgainization ou acrónimo WHO) com algumas outras informações de segurança adicional em itálico. Leia e veja o quão perto está de manter uma Cozinha Segura.

Mantenha a limpeza

  • ·        Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, faça-o frequentemente, durante todo o processo. Lave as mãos depois de ir à casa de banho.

o   Para melhores resultados, lave por 20 segundos em água corrente com sabão. A temperatura da água é menos importante do que a duração do tempo de lavagem e do grau de fricção criado. Use uma escova de unhas para limpar debaixo de suas unhas.

  • ·       Higienize todos os equipamentos, superfícies e utensílios utilizados na preparação dos alimentos.
    • ·       Use um novo pano de louça a cada dia. Se usar esponjas, ponha-a no micro-ondas por um minuto no máximo e assim vai ver-se livre de uma parte significativa de bactérias. Certifique-se que a esponja está molhada para que não corra risco de se incendiar. Além disso, não use o micro-ondas se a esponja tiver metal.
    • ·       Limpe o interior da sua máquina de lavar loiças, incluindo os selos de borracha regularmente com uma solução de água sanitária ou desinfetante. Leveduras pretas, que são resistentes às temperaturas elevadas e detergentes podem crescer ai, e podem causar uma infeção da pele rara (micetoma) ou complicações pulmonares.
    • ·       Quer lave a louça à mão ou na máquina de lavar, é importante lavar as partículas de alimentos que tenham ficado na loiça, logo depois de comer. Quanto mais tempo a comida ficar no prato, mais possibilidades há de crescerem bactérias, e mais difícil de limpar completamente.

  • ·       Proteja as áreas de preparação e os alimentos de insetos e outros animais.


Separe alimentos crus de alimentos cozinhados
  •       Separe carne e peixe crus de outros alimentos.
  • ·      Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte, para alimentos crus e alimentos cozinhados.

o   Tente ter tábuas de corte separadas, uma para carne / peixe produtos e outro para frutas / verduras frescas. Limpe cuidadosamente com água e sabão. Se a superfície de uma tábua estiver tão maltratado que você ainda pode ver os restos de comida depois de limpá-lo, compre uma nova tábua de corte.
  • ·      Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contacto entre alimentos crus e alimentos cozinhados.

 Cozinhe bem os alimentos
  • ·      Deve cozinhar bem os alimentos, especialmente carne, ovos e peixe
  • ·      As sopas e guisados devem ser cozinhados a temperaturas acima dos 70 ºC. Use um termómetro para confirmação.
  • ·      No caso das carnes, assegure-se que os seus exsudados são claros e não avermelhados.
  • ·      Se reaquecer alimentos já cozinhados assegure-se que o processo é o adequado. (Reaquecer os restos sólidos a 74 ºC e os restos líquidos até ferver. Deite fora o que sobrar.)

Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
  • ·       Não deixe alimentos cozinhados, mais de 2 horas, à temperatura ambiente.
  • ·       Refrigere rapidamente os alimentos cozinhados e/ou perecíveis (preferencialmente abaixo de 5 ºC).Use um termómetro de frigorífico para verificar. Os melhores resultados da leitura são recebidos quando o termómetro é colocado no meio de uma prateleira do meio.
  • ·      Mantenha os alimentos cozinhados quentes (acima de 60 ºC) até ao momento de serem servidos.
  • ·      Não armazene alimentos durante muito tempo, mesmo que seja no frigorífico. Até quatro dias no frigorífico. Se deseja armazenar mais de quatro dias, use o congelador.
  • ·      Não descongele os alimentos (exceções de pães, bolos e bolachas.) à temperatura ambiente. Pode descongelar:

o   No frigorífico, 4 horas para cada 450 g de aves e 9 horas para cada 450 g de carne.
o   Em água fria. Coloque o alimento num recipiente à prova de água e mergulhe em água fria. (se estiver a usar a pia, certifique-se que está limpa e desinfetada) A água tem de ser mudada cada 30 minutos até que o alimento esteja completamente descongelado.
o   No micro-ondas em configuração de descongelar. Gire muitas vezes. Certifique-se de produto inteiro está descongelado antes de cozinhar (com exceção dos vegetais).

Use água e matérias-primas seguras
  • ·      Use água potável ou trate-a para que se torne segura.
  • ·      Seleccione alimentos variados e frescos.
  • ·      Escolha alimentos processados de forma segura, como o leite pasteurizado.
  • ·      Lave frutas e vegetais, especialmente se forem comidos crus.
  • ·      Não use alimentos com o prazo de validade expirado.


Para ter um panfleto desta informação simples de WHO, visite este link: http://www.who.int/foodsafety/publications/consumer/en/5keys_Portuguese.pdf

Referências:
Nutrition Action Health Letter. Safe at Home. (Novembro 2011)




Jennifer  Tretter Ferreira
Dietista
dietistajennifer@gmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...