Enjoo na Gravidez. O que fazer?

26.3.13

Bom dia!
Hoje contamos mais uma vez a preciosa colaboração da Dra. Jennifer Tretter Ferreira, e de novo com um assunto sério no que respeita à gravidez: Como gerir o enjoo na gravidez.
Com dicas e até receitas!


Gerir o Enjoo Matinal
Setenta e cinco por cento das mulheres grávidas sofrem de algum tipo de náuseas ou náuseas acompanhadas de vómitos durante os primeiros tempos da gravidez. 
Normalmente começa por volta das 8 semanas e termina na 17º semana,  e embora por vezes possa durar toda a gravidez, felizmente, isso não é comum.
Gerir o enjoo matinal varia de mulher para mulher.  Aqui estão as dicas úteis mais comuns recolhidas junto de profissionais de saúde e grávidas:

Conselho geral:
  •           Durma o suficiente - vá para a cama mais cedo. O seu corpo está a trabalhar duro para formar este pequeno bebé e requer mais descanso.
  •         Programe mais tempo para ficar pronta de manhã.  Quando está enjoada, mover-se rapidamente e com stress só piora as coisas.
  •         Evite odores fortes.  Mantenha as janelas abertas ou use um ventilador.  Se possível, evite lugares que tendem a ter cheiros fortes, como cozinhas, casa de banhos e locais de mercado.
  •         Mantenha as coisas na sua vida mais simples. Tente manter a sua vida livre de stress quanto possível.
  •         Muitas coisas que desencadeiam a náusea são muito individuais, tome nota das situações e encontre formas de evasão.

Orientação nutricional:
  •         Faça refeições pequenas e frequentes durante todo o dia. Lanche a cada 2 ou 3 horas. O objetivo é não deixar o estômago muito vazio nem muito cheio.
  •         Mantenha bolachas de água e sal na sua mesa-de-cabeceira. Quando acorda de manhã (ou se acordar e se se sentir um pouco enjoada a meio da noite) coma, com calma, uma ou duas bolachas antes de sair da cama. Em seguida, levante-se da cama lentamente.
  •         Faça refeições leves. Evite fritos, gorduras, ácidos ou picantes. Estes alimentos podem irritar o seu sistema digestivo.
  •          Coma alimentos frios ou à temperatura ambiente. A comida tem um aroma mais forte quando está quente.
  •         Mantenha-se hidratada. Tente beber líquidos entre as refeições para que não se sinta cheia durante as refeições. Beba pequenas quantidades de fluídos muitas vezes ao dia. Se estiver a vomitar muito, tente ingerir uma bebida desportiva que contém sal, glicose e potássio como Gatorade ou Isostar.
  •         Gengibre ou limão podem ajudar a reduzir as náuseas. Para algumas pessoas, bebidas como ginger ale ou 7up ajudam, mas isto é principalmente devido à carbonatação. Os produtos mais benéficos são os que são feitos com gengibre real ou limão real. Em casa, você mesma pode fazer o seu chá de gengibre ou chá de limão com gengibre fresco ou usando a casca de limão e deixar a ferver em água. Também pode tentar colocar uma fatia de gengibre fresco (retirar casca exterior) entre o seu lábio e a sua gengiva e mastigá-lo durante todo o dia.
  •         Tome a sua vitamina pré-natal com muita água e num momento em que você não se esteja a sentir mal.
  •         Se o seu enjoo é agravado pelo cheiro da comida, tente arranjar alguém para preparar a sua comida. Se isto não é uma opção, tente fazer parte do trabalho de preparação (cortar legumes ou cozinhar carne) durante um momento do dia que não esteja enjoada. Ou tente algumas destas ideias para reduzir o aroma da sua refeição / lanche:

o   Uma pequena tigela de cereais com leite
o   Iogurte polvilhado com cereais
o   Sandes de queijo pasteurizado e legumes bem lavados com vinagre ou amukina (carne deli não é recomendada, a menos que aquecida 10 segundos no máximo no micro-ondas antes de comer)
o   Uma fruta (bem lavada) com um punhado de nozes
o   Torrada com manteiga ou manteiga de amendoim natural
o   Ideia de refeição rápida: Em panela média acrescentar florzinhas de brócolos (bem lavadas) e 3-4 chávenas de chá de macarrão espiral secos. Adicione água suficiente para cozinhar e um pouco de sal.  Cozinhe em água fervente até o macarrão e brócolos estarem al dente, 8-10 min. Escorra a água.  Misture um pacote de requeijão, verifique se ele é pasteurizado. Sal e pimenta q.b.

Estes conselhos são para a ajudar na gestão dos enjoos matinais típicos da gravidez. 
Vómitos, chamados hyperememsis gravídica, são mais graves do que o enjoo matinal e ocorrem em cerca de 2% de todas as gestações. Contacte o seu médico se sentir que está a experimentar sintomas mais violentos que os aqui descritos.




Jennifer Tretter Ferreira 
Dietista/Nutricionista
dietistajennifer@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...