Histórias do Lucas - As História Fazem-nos Crescer

23.3.15
Na passada quarta-feira, estive no Auditório Novo da Assembleia da República para conhecer o projeto "Histórias do Lucas".

Fiquei muito entusiasmada com este projeto, que pretende ser um veículo de informação e entretenimento, para os pequenitos entre os 3 e os 8 anos, onde se abordam temas referentes aos Direitos da Criança e à cidadania.

Trata-se de uma série de animação, fruto do projeto criado pela produtora GO-TO em parceria com o IAC - Instituto de Apoio à Criança,  e que hoje estreia no programa ZIG ZAG na RTP2.
O projeto conta com o apoio da Fundação Lapa do Lobo.

O primeiro episódio pode vê-lo já, com os seus filhotes aqui:



Para além dos Direitos das Crianças, a série “Histórias do Lucas” vai abordar temas como a cidadania, as questões sociais e culturais, entre outros – sempre ligados ao universo das crianças - tendo como inspiração a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Em cada episódio as personagens da série darão a conhecer estes temas sempre num tom divertido. O recurso à técnica da animação tem por objetivo, criar uma relação de identificação, familiaridade e afetividade, entre as crianças e os personagens, permitindo mais facilmente cativar a sua atenção para o conteúdo da mensagem.

Tanto no genérico inicial como na música final, que resume a história de cada episódio, serão inseridas as letras das músicas para uma melhor perceção do conteúdo o que permitirá às crianças interagir, cantando em coro com o Lucas.

No seu dia-a-dia, as crianças passam, grande parte do seu tempo, em frente à televisão ou ao computador. Durante esse tempo, não estão apenas num contexto de entretenimento, mas de observação e de assimilação de valores sociais, culturais e de estilos de vida. Desta premissa surgiu o conceito e a ideia da série “Histórias do Lucas” que pretende passar uma mensagem pedagógica e didática, com um conteúdo cuidado e de linguagem acessível e apelativa.

As personagens iniciais da série serão:

O LUCAS – Um menino “cool”, esperto, simpático e com sentido de humor, que acaba todos os episódios a cantar um rap que resume a mensagem do episódio,

O COMETA – O cão e companheiro do LUCAS. É um sonhador. Sempre pronto a entrar em novas aventuras. É rápido e irrequieto,

O VASCO – O melhor amigo do LUCAS. Um pouco desconfiado mas junta-se sempre às brincadeiras,

A VIOLETA – Amiga do LUCAS. Parece um pouco insegura mas é mais forte do que aparenta.

Os episódios com a duração de cerca 5 minutos serão transmitidos diariamente no Prime Time do programa ZIG ZAG na RTP2 (de manhã e à tarde). No fim-de-semana serão transmitidos de novo todos os episódios da semana anterior.


Não percam!

É um projeto 100% português e muito válido que temos orgulho em apoiar.

Nós cá em casa já vimos este primeiro episódio várias vezes, e os pequenitos estão ansiosos pelos próximos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...