Soluções para Férias de Verão #4 - Bracinho de Prata

30.6.14
Em Lisboa,




Oficinas de Verão na Bracinho de Prata



Iniciaçao à música e ao teatro, audiovisuais (fotografia e vídeo), artes plásticas, introdução divertida ao pensamento filosófico, aulas de culinária, são algumas das propostas para estas férias de verão.

São 7 semanas de oficinas, onde a criatividade é rainha, com tudo aquilo que tem preenchido as nossas noites e, mais recentemente, as nossas tardes de Bracinho de Prata.

As oficinas são oferecidas por alguns dos nossos melhores artistas, pelo Cozinheiro da Fábrica, sob a coordenação de uma experiente educadora de infância e de um professor de filosofia da Faculdade de Letras. A experiência pode ser à semana, à quizena, ao mês, ou apenas por um dia. Cada pai é que escolhe.

Para crianças dos 3 aos 16 anos
De 16 de Junho a 01 de Agosto das 09h00 às 18h00

Inscrições abertas!
Preço por semana: 80€ com almoço e 2 lanches incluídos (desconto de 20% nas semanas seguintes e para irmãos)
Contactos: bracinhodeprata@gmail.com / 935 880 222

Mínimo de participantes: 8 em cada semana
Máximo de participantes: 20 em cada semana
------------------------------------------------------------------------------
OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA
Os participantes vão ter oportunidade de utilizar criativamente materiais de desperdício e dar “vida” a novos objectos com utilidade.
Centra-se na reciclagem e reutilização de materiais diversos, numa perspectiva de educação ambiental, com os objectivos de:
-Estimular a criatividade;
-Desenvolver o sentido estético;
-Exploração de diferentes técnicas e materiais;
-Apreciar criativamente as possibilidades de utilização que os materiais de reciclagem oferecem;
-Explorar diferentes meios de representação e comunicação.
Responsável: Rosália Rebelo, Educadora de Infância


OFICINA DE COZINHA
3 aos 6 anos
Aulas práticas de culinária para crianças, que permitem de uma forma prática, divertida e saborosa, desenvolver o gosto pelo acto de cozinhar ao mesmo tempo que contactam com ingredientes saudáveis.
Despertar o gosto por cozinhar, usando os cincos sentidos básicos do ser humano - tacto, olfacto, paladar, visão e audição.
Identificação de ingredientes com exercícios para exercitar a memória, tentando reconhecer os objetos utilizados na cozinha e testando misturas.
Aprender a estar numa cozinha e manusear os ingredientes e os utensílios com higiene e segurança.
Partilhar as tarefas e a união com os colegas através de jogos e outras brincadeiras.

6 aos 14 anos
Com o mesmo sentido prático e divertido, iremos complementar o que aprendem na escola diariamente, explicando a importância das disciplinas
de:
Português - Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.
Matemática - Ajuda com conceitos da soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas
(quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).
Ciências - A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer a sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não-orgânico.
Geografia - Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos - como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História - Estuda-se a cultura das regiões por meio dos seus hábitos alimentares.
Arte - Ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos ou ao desenhar e elaborar receitas para levar para casa com o intuito de o praticarem o que aprenderam no seu ambiente familiar.
Responsável: Ricardo Marques, Cozinheiro da Fábrica


OFICINA DE TEATRO
As aulas de Teatro permitem à criança exprimir a sua sensibilidade e criatividade, e ajudar a adquirir meios de expressão através do corpo, da voz e das emoções.
Através de jogos de expressão dramática descobrimos novas formas de comunicação facilitando assim a integração no grupo e a noção de comunidade e respeito pelo próximo. No Teatro é preciso ouvir o outro.
Consoante as diferentes faixas etárias e vontade dos grupos serão desenvolvidos diferentes jogos de dramatização, bem como as diferentes áreas e funções para a construção de um espectáculo.
Objectivos : Estimular a comunicação, a criatividade, a concentração e a observação; Desenvolver a mensagem organizada; Estimular o sentido de cooperação; Promover a descoberta de diferentes meios de expressão.
Responsável: Bárbara Rocha, profissional de Teatro.


INTRODUÇÃO DIVERTIDA AO PENSAMENTO FILOSÓFICO
Nível 3 a 6 anos: com pequenas histórias, colocamos as crianças perante situações-tipo da vida quotidiana. Essas situações permitirão ir formulando questões relativas aos grandes conceitos da filosofia, como os de "verdade", "beleza", "amizade", "justiça", ou aos grandes conceitos do conhecimento do mundo como "peso", "movimento", "tempo", "espaço". O método é o de pequenas perguntas dirigidas às crianças e o da recapitulação das melhores respostas de modo a ir construindo um pequeno património comum de conceitos.

Nível 7 aos 12 anos: leremos em conjunto pequenos textos onde serão propostas definições diferentes de grandes conceitos. Sugere-se aos participantes que adoptem como adequadas uma ou outra das definições propostas. Tentaremos aprofundar, em regime de argumentação e contra-argumentação, as divergências entre perspectivas, permitindo que os participantes vão adquirindo o prazer da discussão em busca da melhor definição.

Nível dos 12 aos 16 anos: leremos fragmentos de alguns textos clássicos da filosofia - de Platão a Habermas - permitindo que os participantes descubram o deslumbramento da arte de pensar com a leitura. Procuraremos, em paralelo, que eles desenvolvam métodos de escrita pensante, de escrita orientada para a descrição de experiências pessoais (nos domínios da arte, da ética, da política, do conhecimento e dos afectos).

Responsável: Nuno Nabais, Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


OFICINAS DE VOZ
Sempre com a brincadeira e o jogo como pano de fundo, trabalham-se técnicas de colocação de voz nas suas versões falada e cantada. Ritmo, melodia, harmonia, conduzem estas oficinas para a descoberta do instrumento que é a voz.
Responsável: Sílvia Nazário


OFICINAS DO AUDIOVISUAL
Animação, fotografia e vídeo. Realidades cada vez mais presentes na vida das nossas crianças e jovens. Estas oficinas exploram técnicas que lhes vão permitir obter resultados mais intensos, partindo da metodologia da observação.


Saiba mais aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...