Conta-me Histórias - O que é Preciso?

25.4.14

O Que É Preciso para fazer uma mesa? 


É a pergunta que nos coloca Gianni Rodari neste livro da Kalandraka que parte de um pensamento de dedução para concluir a encadeamento infinito da vida.
E se para fazer uma mesa, é preciso madeira; e para fazer madeira, é precisa a árvore… então tudo existe ao mesmo tempo, porque nessa sucessão em que o tempo da semente e o tempo do fruto se conjugam, tudo está ligado, em cada coisa, e no mundo.




Este é um livro-guia que com mestria desautoriza o tempo e desconstrói a distância, e nos mostra como as coisas mais complexas podem estar intimamente unidas aos seres mais simples.
Na ilustração, feita de colagens simples, Silvia Bonanni coloca num mesmo plano objetos e seres também eles compostos de pedaços de realidades combinadas, em que uma cadeira pode ser feita de recortes de fotografias de madeira e um limão pode de tecido amarelo, com diferentes texturas.
É esta complexidade simultânea que a dupla italiana tão bem faz aparecer e desaparecer, ao mesmo tempo.


Um livro para ler, contemplar, refletir e sobretudo apreciar o quanto se esconde a cada pequena frase e a cada recorte, que tudo desvendam e onde tudo permanece: da grandeza do mundo, à breve flor que lhe deu origem.

(Sugestão de leitura em colaboração com a Livraria Cabeçudos)


2 comentários:

  1. Adoro livros ilustrados com colagens e a kalandraka é uma tentação.

    Raquel
    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Raquel, são livros para os pequenotes, mas que também fazem as nossas delícias ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...