Viseu - Roteiro de Passeio em Família

15.8.20



Na última semana de aulas em casa, o pai teve o seu primeiro trabalho presencial pós-quarentena. Foi em Viseu e nós resolvemos ir todos até Viseu, cansados que estávamos todos de estar há meses sem sair de casa, e uma vez que quer o trabalho, quer a escola eram on-line e os podíamos fazer de onde quer que fosse desde que houvesse ligação à Net.

Assim fomos todos até à Beira Alta, zona que aconselhamos a quem agora nas férias ou num fim de semana queira conhecer e passear por lá. Achámos que tudo estava muito tranquilo e sempre com as medidas de segurança agora necessárias nos cuidados com o coronavírus. Sendo interior, agora no Verão também tem tido menos gente, que nesta altura procuram mais o litoral e as praias, e visitámos locais de interesse que gostámos muito de conhecer.

Deixo-lhe aqui o nosso percurso, para que possa visitar também e aproveitar estes dias em família.

Começámos por ir diretamente a um museu que criou muita expectativa cá em casa: O Museu do Quartzo.



E porquê tanta expectativa?
Cá em casa os filhotes são fãs do jogo Minecraft, um jogo que seguramente se tem miúdos destas idades já conhece, e que consiste em construir mundos e sobreviver nesses mundos construídos e onde uma das matérias-primas é o quartzo.

Com esta situação de pandemia, eu não sabia se o museu estava aberto, mas dirigido-nos lá e fomos ver...




Só a envolvência do local onde o Museu se insere já vale a visita.
O Museu do Quartzo fica sobre a zona onde funcionaram as minas de quartzo e o local é de uma beleza natural que vale a pena conhecer.



Foi preciso tocar à campainha, mas prontamente alguém veio logo abrir, com  máscara e álcool-gel disponível para nos acompanhar na visita.

Aqui foi possível observar ao vivo minerais que só conheciam de ver no jogo e adoraram.

Éramos os únicos visitantes do museu e os guias usaram sempre máscaras. Foi uma experiência em que no sentimos sempre seguros.

 








Adorámos o museu e a atenção que nos deram, a visita foi ótima com todo o tempo e atenção que precisámos. A única coisa que não estava a funcionar, por medida de segurança a propósito da pandemia  e que também deve ser muito giro, são os quadros interativos. Para os experimentarmos teremos que voltar em tempos pós-COVID.

Saídos do museu, continuamos a subir pela estrada que nos levou ao museu e fomos espreitar o Miradouro de Santa Luzia e a esta que este tem. 

Fez-nos bem estar ao ar livre, desfrutar da natureza e ver a vista ampla, sentindo-nos sempre seguros pois não havia mais ninguém por ali.



Dali seguimos para o Museu do Linho, mais uma vez éramos os únicos visitantes. É necessário entrar de máscara, a senhora que nos recebeu e nos fez a vista guiada também estava de máscara e lá fizemos a visita.

Mais uma vez houve tempo para todas as perguntas e muita disponibilidade da parte da nossa guia, aprendemos muitas coisas sobre como era a vida de antigamente, todo o processo do linho desde pintar até ao tecido e aprendemos que as sementes de linhaça que colocamos nos cereais são as sementes do linho.



Deste museu seguimos para Viseu cidade, pareceu-nos ótima para famílias e andámos muito a pé por aqui. Como estamos em tempos de pandemia, privilegiámos as visitas ao ar livre. Fomos ver o centro da cidade, o Jardim das Mães, a Rua Formosa e a Estátua do Aquilino Ribeiro.







Em família privilegiamos sempre os passeios ao ar livre, mas agora, com a questão do vírus, ainda mais.  Passeamos no Jardim Tomás Ribeiro e no Parque Aquilino Ribeiro, cheio de árvores e sombras, ótimos para corridas e brincadeiras, mas com os baloiços interditos devido à pandemia.

Visitámos também a Sé Catedral de Santa Maria, o Adro da Sé e a Igreja da Misericórdia. Já não fomos a tempo de visitar o Museu Grão Vasco, que ficou agendado para a próxima vez. 
Dali seguimos para Praça D. Duarte, onde se encontra a estátua de D. Duarte, em homenagem a este rei que nasceu em Viseu, e jantámos também por ali onde há muitas esplanadas, mas como éramos os únicos clientes no restaurante que escolhemos, optámos por jantar dentro do restaurante. 




Gostámos muito da zona, das pessoas que foram sempre carinhosas e atenciosas connosco e sentimo-nos seguros em relação às medidas praticadas anti-coronavírus.

Uma zona e que percurso que aconselhamos e fazer em família.
Pode ver mais no destaque "Viseu" na nossa página de Instagram (Siga-nos por lá).


Dicas de Viagem

Horário de Funcionamento:
Terça-feira: 14H – 18H
Quarta-feira a Domingo: 10H – 13H | 14H – 18H
Encerrado à 2ª feira, 3ª de manhã, Natal e Ano Novo, Domingo de Páscoa e 1 de maio.
Preço: Entrada Gratuita

Horário de Funcionamento:
Terça-feira: 14H – 18H
Quarta-feira a Domingo: 10H – 13H | 14H – 18H
Encerrado à 2ª feira, 3ª de manhã, Natal e Ano Novo, Domingo de Páscoa e 1 de maio.
Preço: Entrada Gratuita

Horário de Funcionamento:
segunda-feira a sexta-feira: 08h00 - 12h00 / 14h00 - 19h00;
sábados e domingos: 09h00 - 12h00 / 14h00 - 19h00.
 Entrada Gratuita

Horário de Funcionamento:
Horário de Inverno (novembro a abril):
Terça: 14h00 - 17h30
Quarta-feira a domingo: 10H00 - 12H30 | 14H00 – 17H30

Horário de Verão (maio a outubro):
Terça-feira a domingo 10H00 – 12H30 | 14h00 - 17h30
Encerra: Segunda-feira, Ano Novo, 1 de maio, domingo de Páscoa e dia de Natal
Entrada:
Bilhete normal: 1,5 euros
Crianças até aos 12 anos: gratuito


Horário de Funcionamento:
Terça-feira a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18hh
Entrada:4€
Entrada gratuita domingos e feriados até às 13h a todos os residentes em território nacional.



Roteiro de Viagem a Viseu em Família

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...