Posso Ser Alentejano?

18.8.20



A minha primeira identidade é com o Alentejo. Eu sempre disse que é com o Alentejo que mais me identifico e antes de qualquer coisa, eu sou Alentejana.

Sou-o pelo valor das pequenas coisas, pelo respeito ao espaço e ao outro, pelo valor do tempo, pela consideração por tudo o que vemos e perdemos de vista na nossa planície. Pelo valor do trabalho e pelas nossas pessoas. Sou-o d'alma, de essência.

O Alentejo nunca irá sair de mim, eu nunca seria a mesma sem ele.

Este ano, com receio de não saber não abraçar, não estar perto, não estar com os meus, decidi não ir. Tenho muito medo de poder ser eu a levar para lá este bicho que nos proíbe as tardadas à mesa, os cafés com tempo, as deliciosas conversas demoradas, os dois dedos de conversa com todos os que encontramos pelo caminho...

Mas tem-me doído muito. 

Hoje quando eu ouvia com atenção e apreensão estas notícias dos novos focos de COVID-19 em vários pontos do Alentejo, ouço o Afonso dizer:

- Mãe, posso ser Alentejano?

O meu coração tremeu de emoção e orgulho. 

Perguntei porquê?

- Porque gosto muito da terra.

É um bom princípio. Vou ensinar-te que só esta terra tem esta magia e o tanto que podemos ser com ela.


(Saudades. Tantas...)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...