Medicina aos 7 anos: Doenças por Analogia

23.6.17
O Francisco tem se queixado muito de dores de barriga. Desde há duas semanas que passa os dias a dizer que lhe dói, deita-se e levanta-se com esta mesma queixa, não tem febre, não tem vómitos, não tem menos apetite... Eu acho que é uma questão nervosa, ansiedade destas provas finais, provas nacionais de aferição... Mas será?!

Cá em casa nem se fala das provas, mas ele vê o empenho dos professores, as conversas com os colegas...

No entanto, com medo de estar a fazer um enviesamento profissional e porque o Francisco me disse:
- Mãe, doi-me a barriga desde sexta-feira e tu não me levas à Marta (A Marta é a pediatra do Francisco)?

Lá fomos à pediatra para observação.

A médica observou-o, enquanto ele com uma carinha infeliz, respondia a tudo o que lhe era perguntado. No final da consulta, a médica explicou-lhe que não encontrava nada que lhe pudesse estar a provocar aquela dor. Talvez fosse algum tipo de dificuldade em digerir a lactose, e como ele come tantos iogurtes e leite, sugeriu por agora uma dieta sem lactose para vermos se tem algum efeito.

No dia seguinte, depois da escola, já com  a lancheira renovada com sumo em vez do pacotinho de leite, pergunta-me:

- Mãe, a lactose faz o quê?
Eu: - A lactose é uma parte do leite, não faz nada, tu é que podes estar com dificuldade em digerir essa parte do leite e por isso ficas com dor de barriga.
Francisco: - Não é isso mãe, isso a Marta explicou. Mas há meninos lá na escola que não podem comer glúten, senão fica gulosos, se eu comer lactose fico o quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...