Fast Life

17.5.17
Origem da imagem



Hoje de manhã no carro, estava a ouvir as notícias e ouço os resultados deste estudo, que coloca Portugal num dos 5 países com mais adolescentes obesos.
As causas apresentadas são o abandono da nossa dieta mediterrânica, a redução do consumo de fruta e vegetais, muito associado à crise económica, e o sedentarismo. É mais barato comer Fast Food, que comer bem, fica mais em conta comprar uma refeição numa loja de comida rápida, que comprar fruta e outros alimentos frescos e cozinhar as refeições. Mas de seguida, nestas notícias na rádio, entrevistam-se pais, que dizem o que todos nós ouvimos diariamente, mas que abrem outras perspetivas às quais fico presa:
"- Pequeno-almoço?! Pois sabe, nem sempre há tempo. Na maior parte das vezes bebe um pacote de leite a caminho da escola..."
" - Para comer alguma coisa, tem que ser o que ele gosta, senão é uma guerra e ao fim do dia já não há tempo, nem paciência..."
" - Se não lhe damos o tablet, não se despacha a comer..."
" - Eu gosto muito de cozinhar, mas no dia-a-dia não há tempo para isso..."

O problema não é a Fast Food, o problema de base, chão para este e tantos outros problemas familiares e individuais, é a Fast Life.
Todos nós nos angustiamos com o correr do tempo, com não termos tempo para nada, nem para nós, nem para estar em família. Angustiamo-nos com o que o tempo custa a passar no trabalho, nos transportes, no trânsito. Com a velocidade a que crescem os nossos filhos, como passa tão depressa, assumimos todas as consequências que isso traz para a nossa família, para a nossa saúde e bem-estar, para os nossos filhos, com crescente angústia, e sempre sem parecer haver solução. Parece-me que o que precisamos não é só reaprender a comer, é reaprender a viver, é mudar o paradigma.

Sabemos que as mães têm sempre a solução para tudo. Será que conseguimos chegar à solução para mudar o paradigma da nossa (família incluída, claro!) vida?

Todas as sugestões são bem-vindas.

1 comentário:

  1. olá gostei muito do pouco que li no blog, tenho a dizer que hoje em dia é difícil "sobreviver na vida"...
    a correria é constante, a paciência cada vez menor e quanto á alimentação... bem ... isso é de lamentar mas muito presente... se não vejamos...sou professora e começo por falar dos lanches que os meninos trazem para a escola...
    bolinhos embalados e leite chocolatado
    bolachas e um sumo
    pão é tão raro...
    e fruta só no almoço da cantina...
    agora este é o dia a dia que vejo...
    culpar quem? a vida que levamos? talvez seja essa a grande razão...
    simplificar o máximo e contabilizar o tempo...


    https://moonfashion30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...