Só Vemos O Que Podemos Ver...

2.2.17


Francisco: - Mãe, agora há muito mais negros em Portugal, não há?
Eu, apanhada de surpresa, com os pensamentos a mil, "Mas onde é que ele foi buscar esta ideia?" a tentar pensar se alguém teria falado com ele sobre isto, a pensar nos programas de televisão que possamos ter visto, a tentar verificar tudo mentalmente (sabe como é, cabeça de mãe...), "Mas... de onde é que isto veio agora?", respondi-lhe:
- Não Francisco, hoje não há mais negros em Portugal do que já houve, muito pelo contrário, sabes que países como Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, países onde as pessoas originárias de lá são negras, já foram Portugal? Nessa altura havia muito mais negros em Portugal, mas porque é que achas isso?
Francisco: - Porque vejo...
Eu: - Vês o quê?
Francisco: - Olha, vejo o Nataniel, e o pai dele, e há mais...
Eu: - Mas o Nataniel já conheces há mais tempo, no ano passado também tinhas a Yumalai na tua sala...
Francisco: - Ah, a Yumalai também é negra?
Eu: - Sim, filho.
Francisco: - Não sabia...
Eu: - Então e agora como é que reparaste nisso?
Francisco: - Sabes mãe, a professora de Inglês, disse que em português diz-se "negro", mas em inglês não se deve dizer "negro" mas "black".
Eu: - A professora disse que vocês tinham cores diferentes...
Francisco: - Sim, mãe e foi aí que eu reparei.

Até agora, o Francisco já teve muitas crianças amigas e colegas de etnias diferentes, mas nunca tinha "visto" isso. Uns são altos, outros baixos, uns louros, outros morenos, uns gostam mais de jogar à bola, outros de correr, outros de desenhar, uns têm a pele mais escura, outros mais clara. É só isso. Para quê tantos nomes, tantas classificações, para quê tantas caixas?
Temos tanto a aprender com eles...

1 comentário:

  1. Tão querido! Eu já sabia que as crianças não ligavam à cor da pele mas, por norma, reparam e perguntam (só e apenas por curiosidade).
    É bonito que o Francisco só tenha percebido depois de a professora falar sobre o assunto ��

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...