Em Modo Férias da Páscoa - O que Fazer nas Férias Deles

28.3.16
As férias da Páscoa estão aí e na maioria das situações não há férias para os pais.
Surge então o problema para pais e filhos sobre o que fazer com os mais pequenitos, como ocupá-los de formas pedagógicas e divertidas, para que as férias não deixem de ser memoráveis pelos melhores motivos.
Nós vamos dar-lhe uma ajuda com algumas sugestões que nos parecem ótimas. Aqui as férias da Páscoa vão ser excelentes.


Férias da Páscoa no Petit Chef


ATL’S nas férias da Páscoa

O coelho, a tradição e uma cozinha


Porque a tradição ainda é o que era, no Petit Chef vamos ensinar os mais pequenos a preparar um folar da Páscoa em forma de coelhinho, entre outras receitas.

Criados a pensar nos pequenos grandes cozinheiros dos 8 aos 14 anos, e sob a orientação da Chef Joana Byscaia, os ATL’s da Páscoa vão proporcionar aulas descontraídas mas de grande aprendizagem. Desde os ingredientes às técnicas de cozinha mais básicas, há muito para ensinar.

Bem-vindos ao mundo Petit Chef, onde cozinhar é deliciosamente divertido.

DATAS
[ 28 A 31 DE MARÇO ] - 5 dias
HORÁRIO [ 9H - 16H ]
INCLUI [ Confecção do almoço + lanche com receitas alusivas à Páscoa ]
Mais informações aqui.


Férias da Páscoa no Museu Nacional de História Natural e da Ciência


A pensar nas férias da Páscoa, o MUHNAC preparou dois programas com atividades para que as crianças e os jovens possam partilhar experiências e aprender de forma divertida e descontraída, durante os períodos de descanso escolar.

Para crianças dos 6 aos 12 anos o programa de férias do MUHNAC, “SEMEAR A PÁSCOA” decorre de 21 a 23 de março e de 28 de março a 1 de abril. As inscrições já estão abertas! Saiba mais aqui.

Para jovens dos 12 aos 16 anos o MUHNAC, em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II, realiza uma Oficina de Teatro e Ciência de 28 de março a 1 de abril. Saiba mais sobre este programa aqui.

Mais informações em www.museus.ulisboa.pt ou geral@museus.ulisboa.pt



Férias da Páscoa "Debaixo de Água" no Oceanário


“Hoje sou…” é o mote para o programa “Férias Debaixo de Água”, no Oceanário de Lisboa. São cinco dias temáticos, cada um focado numa profissão que envolve a operação de um grande aquário que contribui para a conservação dos ecossistemas marinhos.

Nesta Páscoa, entre os dias 21 de março e 1 de abril, as crianças dos 4 aos 12 anos, vão poder vestir a pele de diferentes profissionais como biólogos, veterinários, mergulhadores, educadores marinhos e até advogados do mar.

O programa explora as profissões ao mesmo tempo que sensibiliza os participantes para a importância dos oceanos para o planeta e para a humanidade. As atividades simulam as funções mais divertidas do dia-a-dia de quem colabora com o Oceanário. A descoberta de tarefas, curiosidades e rotinas necessárias à manutenção da biodiversidade marinha, vai transformar estas férias nas mais originais de sempre.

Com horários flexíveis, das 8h30 às 18h30, e que se ajustam à rotina dos pais, as “Férias Debaixo de Água” também promovem atividades de artes plásticas, exploração, culinária e até momentos para relaxar no ambiente tranquilizante e envolvente do Oceanário de Lisboa.

No final destas férias, os participantes serão “diplomados” em várias profissões do mundo marinho.

Férias Debaixo de Água | Páscoa 2016
Dias: De 31 de março a 1 de abril de 2016, exceto fins-de-semana e feriados
Horário: Das 8h30 às 18h30
Idades: Dos 4 aos 12 anos.


Programa “Férias Debaixo de Água” 

Hoje sou biólogo (Segunda-feira)
10H00 – Otólitos, vivíparos, dentículos dérmicos, cnidócitos, simbiose, necrófagos ou simplesmente comilões? Hummmm…compreender esta “linguagem”, só mesmo com a ajuda da ciência. Zoologia, ictiologia, etologia, ecologia, ou tudo à mistura? Observo, escrevo, analiso, estudo e tiro conclusões. Há muito para aprender, porque hoje sou biólogo.


Hoje sou veterinário (Terça-feira)
9H00 – Chega à sala de urgências um pinguim a coxear. Rápido, prepara a maca, é preciso fazer um RX para saber se tem fraturas. Logo a seguir uma ecografia, a uge-de-pintas-azuis está grávida e desta vez são gémeos. Parabéns! Depressa, com uma pulseira vermelha da triagem chegou uma tartaruga com falta de ar. Será que engoliu um anzol, uma espinha de peixe ou um saco de plástico? Não há tempo para hesitar. Visto a bata e as luvas e ponho o estetoscópio, porque hoje sou veterinário!

Hoje sou educador marinho (Quarta-feira)
11H30 – Tudo preparado. A turma está a chegar. Na mochila, os ovos de tubarão, as penas de pinguim, o cartão SOS e a enciclopédia marinha. Recebo os visitantes e começo pelo painel de azulejos, passamos pela ponte e a porta do navio abre-se para o grupo. – Os bilhetes, por favor. Fotografias sem flash. Primeira paragem: Aquário central. – Aqui vivem sete espécies de tubarões. Querem saber quais são? Tenho muito para vos ensinar, porque hoje sou educador marinho.

Hoje sou advogado do mar (Quinta-feira)
05h00 – Trimm Trimmmm. Estou sim? Onde? Vou já para ai. Um recife de coral transformado em colares e brincos, um urso-polar sem gelo para viver e um golfinho apanhado numa rede de pesca?! Que mais pode acontecer? Não há tempo para pausas. É preciso agir, proteger e tomar medidas urgentes. Faço campanhas, anúncios, bandeiras e falo com pessoas importantes, porque hoje sou advogado do mar.

Hoje sou mergulhador (Sexta-feira)
7H30 – Uiiii que água tão fria! Fato seco, barbatanas, máscara e o peso certo no cinto de chumbos, para não ficar a boiar. Respirar fundo e aqui vou eu. Splash! ­Quem roubou a minha máscara de mergulho? As lontras Micas e Maré são danadas para a brincadeira. É preciso estar atento. Luva de aço na mão e muita coragem. Está na hora da refeição e há um tubarão com fome de touro. Alimento, limpo, faço análises e mergulho. E não posso parar um minuto, porque hoje sou mergulhador.

Para saber mais consulte www.oceanario.pt .



Em Algés, tem a Colónia de Férias da Páscoa da Ajude Associação Juvenil



Em Santarém, escolha atividades ao ar livre na Quinta da Figueira

(mais sugestões aqui e aqui)

Com estas sugestões tão divertidas, as férias só podem correr bem (para filhos e pais ;) ).
Boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...