De Pequenino... Se Ensinam os Valores Mais Importantes.

29.11.15
Um dos valores que quero muito fazer passar aos meus filhos é o da solidariedade, da entreajuda, da ajuda ao próximo. Quero muito que tenham a capacidade de se colocar no lugar do outro e de poderem sempre pensar:
- O que posso eu fazer para ajudar?
E que deste pensamento passem à acção.

Já estiveram comigo em muitas ações de solidariedade, estivemos juntos no Todos Por Um, estivemos juntos na Festa da Ana, ajudamos os que nos pedem, os que nos batem de alguma forma à porta ou entram de alguma forma nos nossas vidas, aqueles que sabemos que necessitam e nem sempre sabem pedir, e fazem-lo juntos, sempre.

Hoje foi a vez do Francisco fazer pela primeira vez o seu voluntariado, hoje a favor do Banco Alimentar Contra a Fome, mas desta vez sem mim.

Fui lá levá-lo, fiz as minhas compras no supermercado, para oferecer ao Banco Alimentar, com o saquinho que o Francisco me deu, deixei o saquinho e o meu Francisco entregue ao responsável daquele grupo (Obrigada, Zé!) e vim embora, orgulhosa deste primeiro voluntariado sem mim, aos 5 anos.

https://www.facebook.com/bicharocoscarpinteiros/

https://www.facebook.com/bicharocoscarpinteiros/

Quando voltei para apanhá-lo, lá estava ele na sua missão, com os outros meninos. 
Que orgulho!
Despedimo-nos, e antes de sairmos o responsável foi dar-lhe um presente muito especial: Uma Moedinha Contra a Fome, que assinala este seu momento como voluntário do Banco Alimentar Contra a Fome.

Ficou super-feliz com a medalha que recebeu pelo seu desempenho.

https://www.facebook.com/bicharocoscarpinteiros/


https://www.facebook.com/bicharocoscarpinteiros/

(-Mãe, se ganhei uma medalha é porque me portei bem, não é mãe?)
Contente por ver os sacos de comida a crescer nos carrinhos de compras de chegada dos donativos e muito indignado por haver pessoas que não contribuíam, ou que nem levavam os saquinhos.

Eu: - Sabes Francisco, há pessoas que vêm aqui às compras, mas que têm pouco dinheiro também para elas, e não podem ajudar...

Francisco: - Mas nem com uma coisinha pequenina?

Eu: - Pois filho, às vezes não...

Tenho a sensação que ficámos os dois um bocadinho com o nó na garganta...
Hoje fizemos os dois o que estava ao nosso alcance, e eu estou imensamente orgulhosa deste  seu primeiro momento de voluntariado.

E por aí? Já contribuiu? Se não o fez, ainda vai a tempo. Dirija-se ao supermercado mais próximo e dê nem que seja uma coisinha pequenina, como diz o meu Francisco. Pode fazer uma diferença grande para quem precisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...