Somos Todas Mães e a Mãe Decide!

27.10.15
Há um projeto no Bairro do Amor, que eu adoro e com o qual muito me identifico. É "A Mãe Decide" um projeto que pretende sensibilizar para o respeito pela diversidade na maternidade. Todas nós, mães, tomamos as nossas opções, fazemos o que conseguimos e o que nos parece ser melhor para nós e para os nossos filhos e muitas vezes criticamos quem faz diferente. É importantíssimo que tenhamos a noção de que diferente não tem que ser seguramente pior, e que possamos transformar o mundo através de nós, da forma como olhamos umas para as outras, e da forma como ensinamos tolerância e respeito aos nossos filhos (pequenas esponjinhas sempre ávidas de copiar os nossos comportamentos), praticando-os.
Este sábado, pude fazer parte da sessão fotográfica de Lisboa e é com orgulho que @ convido a ver, a partilhar e a inspirar-se nesta nova forma de olhar e estar na maternidade.

                "A mãe decide"

Inspirada no projecto americano "Stop Mum Wars, "A mãe decide" é o nome desta curta série fotográfica que pretende sensibilizar para o respeito pela diversidade na maternidade.

As fotógrafas Elisabete Covelinhas (Porto), Vera Afonso (Portalegre), Rosana Santos & Sara Reis (Madeira), Olga Moura Alves (Lisboa) fotografaram diferentes parelhas de mulheres em profundo e salutar convívio não obstante pertencerem a facções antagónicas no que diz respeito às suas vivências, escolhas e decisões relacionadas com a temática da maternidade.

"Ninguém tem que maternoevangelizar ninguém: as opções e escolhas que se adequam ao estilo de vida, questões valorativas ou opções de uma mãe não têm que se ajustar ao de outra. Somos todas mulheres diferentes, pelo que, cada uma viverá a sua maternidade de forma única e pessoal. Respeitar as diferenças individuais, celebrar a diversidade de pensamento, opiniões e decisões é o objectivo desta série fotográfica. Acabar com os juízos de valor, julgamentos públicos e críticas entre mães, apelando ao apoio e respeito entre todas as mães como forma de educar a geração seguinte para o respeito pela diferença é o objectivo major desta campanha, "

Depois do sucesso desta campanha com mães do Porto, decidimos levar a mesma a todos os distritos do país, numa lógica de exposição itenerante.«

Pode ajudar a inspirar uma nova forma de olhar para a maternidade, sem facções, sem partidos ou divisões. Só precisa de partilhar.

1 comentário:

  1. Apesar de não ser mãe, sou Mulher e acho que este «problema» de apontar o dedo a quem faz algo diferente de nós é muito comum no ser humano e, principalmente, entre mulheres. Está a chegar a altura em que temos de abrir os olhos e perceber que o que para nós se calhar não funciona bem para outros se calhar é a única forma de funcionar e deixar de sermos tão críticas. Temos de nos saber apoiar umas às outras porque, verdade seja dita, só uma mulher consegue compreender outra e devemos tirar partido disso ao máximo, contar umas com as outras, mesmo que as opiniões difiram :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...