O Francisco Vai para a Primária

6.9.15
É a primeira vez que o escrevo e acho que ainda não me acostumei com a ideia.

O Francisco tem 5 anos e só fará os 6 em dezembro. No passado ano letivo, eu iniciei o ano dizendo à educadora que apesar dele fazer os 5 anos ainda antes do final do ano civil, eu não fazia questão que ele fosse já para a escola primária no próximo ano.  Conversa feita não pensei mais nisso. Na reunião do Natal, a educadora disse-me: - Sei que a mãe não está a pensar inscrever o Francisco na primária já no próximo ano, mas talvez deva repensar esse assunto...

O meu chão tremeu.
Tinha tudo arrumado, o Francisco brincava mais um ano e iria no ano seguinte para a primária, com 6 anos, já quase a fazer os 7. Não vejo perdas, apenas mais um ano para brincar e crescer sem pressas.

Ouvi os argumentos da educadora e reconheci o Francisco neles:
Muito curioso, com vontade de fazer mais, empenhado nas aprendizagens, bem integrado no grupo de colegas, capaz de se desmotivar se voltasse a rever toda a matéria...
Enquanto revia mentalmente os planos para o próximo ano.

Terminámos essa conversa com a educadora a dizer-me:
- Eu acho que o Francisco está preparado para ir para a primária no próximo ano.

Ao que eu respondi: - O Francisco talvez esteja, agora eu...


1 comentário:

  1. Acredito que a entrada no ensino básico deva ser um momento de alguma ansiedade para as mamãs :D mas vai correr tudo bem! ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...