Introdução de Sólidos na Alimentação do Meu Bebé - Qual é o Melhor Alimento para Começar?

16.7.14

Hoje temos de novo a Dra Jennifer connosco para nos esclarecer aquelas dúvidas tão importantes no que respeita à alimentação.

Na passada semana iniciámos a temática da introdução de sólidos na alimentação do bebé. 

Hoje temos a resposta à pergunta de tantas mães: Qual o melhor alimento para começar?

Veja tudo já de seguida, e continue a seguir as excelentes sugestões da Dra. Jennifer todas as terças-feiras aqui no blog.





origem da imagem

Quando surge o momento de iniciar a introdução de sólidos na alimentação do seu bebé, a grande questão é:  
Qual é o melhor alimento para começar? 
Dependendo da cultura de onde vive, essa resposta varia muito. Normalmente alimentos suaves e seguros incluem os purés de legumes ou frutas com consistência finas, e cereais de grãos individuais.

Outra consideração deve ser encontrar um alimento base, com ferro. Isto porque com 6 ou 7 meses o bebé geralmente tende a ficar sem reservas de ferro que ele assimilou da mãe, por isso é necessário ter alimentos ricos em ferro na sua dieta.

O ferro é importante para o transporte de oxigénio para os órgãos e músculos do seu corpo. Os bebés precisam de ferro para o desenvolvimento do cérebro. Se um bebé tem um nível de ferro baixo, alguns sinais podem ser ganho lento de peso, pele pálida, falta de apetite e irritabilidade. Bebés com deficiência de ferro podem ser menos ativos fisicamente e podem também desenvolver-se mais lentamente. (2) Os bebés que apresentam o maior risco de deficiência de ferro são os bebés que nasceram prematuros, com baixo peso, ou aqueles que nasceram de mães com estado nutricional baixo. Não é recomendado suplemento de ferro para o seu bebé como medida de precaução, o excesso de ferro também pode causar problemas. A melhor solução é conversar com o pediatra para ver se o seu bebé está em risco e, se for necessário efetuar um exame de sangue para verificar os níveis de ferro.

A necessidade do consumo de ferro em crianças de 7-12 meses é estimado em 11 mg. O leite materno é uma fonte muito fraca de ferro, cerca de 0,35 mg por litro em média, mas está numa forma mais facilmente absorvida pelo bebé, até 50% do ferro é absorvido, em comparação com apenas 12% do ferro a partir de uma fórmula fortificada. (3)

Nunca vai saber a quantidade exata de ferro que o seu bebé está a absorver. O melhor que pode fazer é introduzir alimentos ricos em ferro no início da dieta do seu bebé para evitar que o nível de ferro se degrade. Os alimentos naturalmente ricos em ferro para um bebé incluem puré de carnes, puré de feijões e puré de lentilhas, mas não são recomendados no início. 

Como dietista, eu normalmente, mas não exclusivamente, recomendo cereal de bebé fortificado em ferro como primeiro alimento (pela colher, e não pelo biberão) por várias razões: 
- Cereais enriquecidos em ferro são baratos, fáceis de fazer, as instruções são fáceis, e é geralmente muito bem aceite e tolerado pelo bebé;
- São fáceis de adaptar a espessura ao bebé e a ajuda a progressão para alimentos sólidos.

Normalmente, o arroz é o grão mais tolerado e aquele que eu recomendaria para começar, mas as aveias também são muito bem toleradas. Após introduzir um grão diferente deve esperar uma semana antes de introduzir outro. Você quer monitorizar reações alérgicas, como diarreia, vómitos, inchaço na cara, pieira ou uma erupção cutânea.

Então, se optar por iniciar o seu bebé com um cereal infantil, aqui estão algumas dicas para ajudar a escolher o melhor.

Há bastantes opções no supermercado para os primeiros cereais de bebé, o suficiente para fazer girar a cabeça de uma mãe ou pai. Observe o expositor dos cereais de bebé, e veja quantos pais estão a estudar os rótulos nutricionais das diversas caixas, com olhares em branco nos seus rostos. Assim, como pode você escolher o melhor?

Aqui está uma lista dos meus critérios:

1. Único Grão: Para a introdução pela primeira vez, deve ser um único grão de cereais. Assim, se observar uma reação alérgica ou qualquer forma de intolerância, terá uma melhor probabilidade de detetar a fonte.

2. Fortificado com Ferro: Como foi referido anteriormente, este é o preferido devido às reservas de ferro do bebé tenderem a reduzir um pouco depois de 6 meses de idade.

3. Sem Adição de Açúcar: Se for comprar um cereal de bebé em que só precisa de adicionar água, isto quer dizer que o leite em pó já está incluído na mistura de cereais. Como o leite tem açúcar natural, lactose, isso vai aumentar o número de gramas de açúcar que lê no rótulo nutricional. Além disso, se o cereal que você está a escolher tem frutas desidratadas e processadas, isso também vai adicionar gramas de açúcar no seu rótulo nutricional, porque as frutas contém açúcar natural. Pessoalmente, eu prefiro adicionar a minha própria fruta e evitar um cereal com frutas desidratadas e processadas. Outros nomes de possíveis fontes de açúcar que poderá encontrar listados nos ingredientes incluem dextrose, sacarose, sacarose, mel, maltodextrina, aromatizante baunilha, baunilha, açúcar, xarope de glicose. Quanto menos destes ingredientes vir no rótulo, melhor.

4. Sem Glúten? As recomendações sobre a altura ideal de introdução de glúten está constantemente a mudar à medida que mais e mais estudos vão sendo concluídos. A partir de 2008 é recomendável evitar a introdução de glúten tanto precoce (antes dos 4 meses) como tardia (depois dos 7 meses), e introduzir o glúten gradualmente enquanto a criança ainda é amamentada. Na medida em que isso pode reduzir o risco de doença celíaca, tipo 1 diabetes mellitus e alergia ao trigo (4). Em 2011, um estudo sugeriu a introdução tardia de glúten na dieta de crianças com um histórico familiar de intolerância ao glúten, pode, pelo menos, retardar o aparecimento da doença (5). Então, dependendo de sua história familiar de tolerância ao glúten e histórico de saúde do seu bebé, fale com o seu pediatra para aconselhamento sobre a melhor altura para introduzir o glúten para o seu bebé. Para fins de primeira introdução de alimentos, com o objetivo de digestão fácil, vou recomendar um critério inicial sem glúten.

5. Se o seu bebé é amamentado e estão preocupados em não perturbar a barriga do bebé, uma boa opção é a compra de cereal a que adicione o leite da mãe. Porquê? Porque o leite materno contém uma enzima que digere hidratos de carbono, tornando mais fácil a digestão para o bebé.
Assim quais são os cereais no mercado que melhor respondem aos meus critérios?

Na próxima semana, traremos aqui um comentário sobre cereais populares para bebé de forma a ajudar a escolher o melhor para si.

Fontes:
(1)                  World Health Organization “Exclusive Breastfeeding” http://www.who.int/nutrition/topics/exclusive_breastfeeding/en
(2)                  NCBI “Iron Needs of Infants and Children” http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2528681
(3)                  Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes for Vitamin A, Vitamin K, Arsenic, Boron, Chromium, Copper, Iodine, Iron, Manganese, Molybdenum, Nickel, Silicon, Vanadium and Zinc. Washington, DC: National Academy
(4)                  European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) Position Paper, 2008.
(5)                  “Proof of Concept of Microbiome-Metabolome Analysis and Delayed Gluten Exposure on Celiac Disease Autoimmunity in Genetically At-Risk Infants” http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0033387











Jennifer Tretter Ferreira, Dietista
dietistajennifer@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...