Dicas, Receitas e Mezinhas - Obstipação no Bebé ou Conversas de Cocó

31.1.14
Toda a gente sabe que assim que se é mãe se começa a fazer as "conversas do cocó". Ora pois cá está uma dessas conversas que espero seja tão útil para si como tem sido cá em casa.

O Afonso tem estado muito obstipado. Ele tem essa fragilidade, sempre que vamos de férias, ou saímos de casa por alguns dias, tenho que ter cuidados redobrados com a água que bebe e que eu já aumento nessas situações, e tento aumentar os alimentos ricos em fibra, frutas e legumes. De qualquer forma, é sempre difícil ajudá-lo a regularizar o seu funcionamento intestinal.

Desta vez, e mesmo em casa, tem estado muito aflito, com os cocós muito duros, e dores de barriga frequentes. Falei nisso a uma amiga que é dietista e ela não só me deu uma receita ótima e que o Afonso adorou, como fez mesmo estes docinhos que muito o têm ajudado.




Aqui fica a receita para quem queira experimentar:



Os frutos secos como passas, figos, alperce e ameixas ajudam na prisão de ventre porque contêm fibra solúvel que ajuda na prevenção e alívio da obstipação. Incentive também o aumento da ingestão de água e o exercício físico para ajudar a movimentação do intestino.

AVISO: Esta receita leva mel. Os bebés com idade inferior a um ano não devem ingerir mel por causa do risco fatal de botulismo.

Receita de Bolas Doces (Receita adaptada de “Encyclopedia of Foods: Healthy Recipes”)
Ingredientes:
·       50 g Figos
·       50 g Alperce
·       50 g Passas, sem sementes
·       50 g Ameixas, sem caroço
·       Opcional - 50 g Nozes - (adicione nozes apenas se o seu filho já experimentou e não teve nenhuma reação alérgica. Corte-as em pedaços muito pequenos)
·       50 g Mel

Coloque os frutos secos em água quente durante 5 minutos. Escorra a água e seque com um pano de cozinha. Corte todos os frutos secos em pedaços muito pequenos e ponha tudo em uma tigela, misture bem. Adicione o mel e misture bem. Separe em pequenas bolas e coloque numa bandeja. (Para crianças faça 24 bolinhas pequenas, para os adultos faça bolas maiores e esta receita dará para cerca de 12 bolas) Deixe destapado na bandeja. Podem ficar fora do frigorífico a descoberto por dois dias e depois tape e coloque no frigorífico.  Desta forma podem manter-se até uma semana.

*pode comer estes docinhos a qualquer momento, mas eles têm melhor textura depois de 2 dias descobertos numa bandeja, assim terão tempo para secar e ficarem mais consistentes.

Para 12 bolinhas,
Informação Nutricional sem nozes:
Cada bola contém:
Calorias: 48
Fibra: 0.7 g
HDC: 10,5 g
   dos açúcares: 8,2 g
Proteína: 0,3 g
Lípidos: 0,05 g

Informação Nutricional com nozes:
Calorias: 75
Fibra: 1 g
HDC: 11 g
   dos açúcares: 8,3 g
Proteína: 0.9 g
Lípidos: 2,7 g










Jennifer Tretter Ferreira, Dietista
dietistajennifer@gmail.com

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...