O Carro dos Bombeiros não arde, mãe!

23.8.13
Tem sido com muita angústia que temos assistido às reportagens sobre os fogos que assolam o nosso país.

O Francisco tem feito muitas pergunta e o seu programa de eleição neste momento é o noticiário.

(Eu - Francisco, vamos lavar as mãos?
Francisco - Não, mãe, e se começam os fogos e os bombeiros?
Eu - Não começa.
Francisco - Como é que sabes? O fogo pode começar a qualquer hora!!!)

Vê as reportagens com um interesse enorme e sempre muito atento, "avisando" os bombeiros de onde vem o perigo.

(Francisco - Olha-o ali! Tem que bater folhas ali! Põe água ali!)

É um duelo entre o bem e o mal e o Francisco tenta ajudar o bem, como consegue.

Hoje disse-me: - Mãe, já disse à Madalena como o fogo é perigoso!
Eu (a Madalena tem dois anos e ainda fala pouquinho) - E a Madalena percebeu?
Francisco: - Sim!

Mas hoje, durante uma reportagem apareceu um carro de bombeiros carbonizado, e isso foi devastador para o Francisco.

Francisco - Mãe, mas os carros de bombeiros não ardem...
(eu expliquei que sim)
Francisco - Não pode mãe! E agora quem é que apaga o fogo? O que é que vamos fazer? Não pode, mãe! Não pode!

Está desolado. Estamos todos, mas os seus 3 anos permitem-lhe explicar tudo muito melhor que nós. Como é que se explica isto? Como é que se entende isto?

- Como podemos ajudar, mãe?

Tenho estado a pensar nisso e convido-o(a) a ajudar-me, a aceitar o desafio do Francisco e a tentar perceber o que se pode fazer, o que podemos nós fazer.
Partilhe connosco as suas sugestões e ações. Tem que haver alguma coisa que possamos fazer para ajudar.

Entretanto, as nossas maiores homenagens aos ídolos cá de casa e heróis de todo o país, que saem diariamente de suas casas para resgatar as nossas, arriscando as suas vidas para salvar as nossas.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...