Cuidados Alimentares na Gravidez

2.4.13

Para quem está grávida ou a pensar engravidar, há que ter alguns cuidados com a comida. Hoje temos a colaboração da Dra. Jennifer Tretter Ferreira. Toca a tomar notas!

A gravidez é um momento de cuidado extra, no que respeita à nutrição para o seu corpo e para o feto em crescimento. 
Tenha cuidado ou evite os alimentos na seguinte lista.

Vitamina A / Fígado
Excesso de vitamina A sob a forma de retinol, pode causar defeitos de nascença e de toxicidade no fígado.
Não tome doses elevadas de suplementos multivitamínicos ou suplementos de óleo de fígado de peixe. Por norma, é melhor evitar quaisquer suplementos que contenham vitamina A, uma vez que uma dieta típica fornece a quantidade certa. O seu corpo precisa apenas de 770 micrograms (RE) ou 2.565 UI por dia (e menos ainda se tem menos de 19 anos). Fale com o seu médico se estiver a tomar um suplemento que contém vitamina A.
Evite fígado ou produtos derivados de fígado, tais como paté ou salsicha de fígado, pois podem conter uma grande quantidade de vitamina A. No entanto, o tipo e a quantidade de vitamina A que pode ingerir a partir de frutas e vegetais não vai prejudicá-la.

Peixe
Existem alguns tipos de peixes que deve limitar, como o atum e peixes oleosos. Alguns tipos de peixe, deve evitar completamente, como o tubarão e o espadarte, eles contêm grandes quantidades de metilmercúrio, o que prejudica desenvolvimento do cérebro. Além disso, evite mariscos crus, por serem muitas vezes causadores de intoxicação alimentar.

Álcool
Deve evitar beber álcool se estiver grávida ou a tentar engravidar. Demasiada exposição ao álcool pode afetar seriamente o desenvolvimento do seu bebé.

Cafeína
A pesquisa sobre o consumo de cafeína relacionado com o baixo peso do recém nascido, situações de aborto e malformações à nascença foram inconclusivos, mas mostram alguns riscos associados. Na ingestão moderada, não foram encontrados dados sobre um efeito negativo na gravidez. Limitar o consumo a um máximo de 200 mg por dia.
A cafeína encontra-se no café, chá, refrigerantes, chocolate, e até mesmo alguns medicamentos.

Ovos
Para evitar o risco de intoxicação alimentar por salmonela, deverá comer apenas ovos bem cozidos (com a clara e gema bem sólidas). Evite alimentos que contenham ovos crus, como maionese caseira. Isso evita o risco de intoxicação alimentar por salmonela.

Listéria 
A Listéria é uma bactéria comum que pode ser fatal para os bebés em gestação. Ela pode levar ao aborto espontâneo ou a bebés que nasçam com problemas visuais e mentais. Queijos de pasta mole e carnes pré-cozidas, como salsichas em lata e carne deli, podem conter esta bactéria. Tenha cuidado com os seguintes grupos de alimentos.
Leite e Queijo
Não beba leite não pasteurizado, seja de vaca, ovelha ou cabra.
Preste atenção extra aos queijos de pasta mole ou semi-mole (queijos moles têm um maior teor de água, o que os torna de risco por abrigar a bactéria listéria). Não coma queijos feitos com leite não pasteurizado (Cuidado com estes: Brie, Camembert, Queijo da Serra, Queijo de Azeitão, queijo fresco e requeijão). 
Ler a etiqueta. Se ela não indicar claramente que o produto é feito a partir de leite pasteurizado, ou se diz que o produto é feito a partir de leite cru, evitá-lo.
Paté
Evite todos os tipos de paté, incluindo patés vegetais, pois eles podem conter listeria.
Carne
Não comer carne deli a menos que esteja bem quente (fumegante), normalmente 10 segundos no máximo no micro-ondas antes de comer.
Certifique-se que as salsichas são bem cozidas, e coma muito esporadicamente.
Não coma frutos do mar, fumados refrigerados (como o salmão fumado), a menos que seja parte de um prato totalmente cozinhado.  
Para evitar doenças transmitidas por alimentos, cozinhe bem todas as carnes e aves, para que não tenha nenhum traço de rosa ou sangue.

Toxoplasmose
Bebés com toxoplasmose, contraída pela mãe através de um parasita na carne mal cozida, podem ter danos cerebrais e cegueira. Mulheres infetadas durante a gravidez podem transmitir a infeção para o feto, levando a nados mortos, malformações e atraso mental. Este distúrbio afeta 1 em cada 1000 nascimentos.

Frutas e Vegetais Frescos
Frutas e vegetais contaminados também podem levar à toxoplasmose. Lave bem as frutas e vegetais frescos antes de comer. Como? Primeiro limpe bem as frutas e legumes sob água corrente, em seguida, encha uma bacia com partes iguais de vinagre e água e mergulhe as frutas e os legumes na solução por um minuto ou dois. Enxague e está pronto a comer! (Se usar um produto como Amukina, siga as instruções da embalagem.)

Praticar o Manuseio Seguro dos Alimentos
Lembre-se de manter os alimentos em ambiente limpo e adequado. Lave bem as suas mãos antes e depois de preparar os alimentos. Mantenha um ambiente limpo. Armazene todos os produtos lácteos, ovos, carne e produtos perecíveis no seu frigorífico.



Jennifer Tretter Ferreira
Nutricionista/Dietista
dietistajennifer@gmail.com















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...