Está a Pensar Engravidar? Dicas de Nutrição

12.3.13
Bom dia!
Hoje contamos com as dicas de nutrição da Dra. Jennifer Tretter Ferreira.
Está a pensar engravidar? Então preste atenção:


O artigo da semana passada falou sobre a importância de ter um peso saudável através de uma dieta bem equilibrada e exercício físico, para poder ajudar a sua fertilidade. Para além disso, existem também alguns nutrientes adicionais a serem considerados antes de tentar engravidar.
1.     ÁCIDO FÓLICO   Recomenda-se que todas as mulheres em idade fértil consumam 400 microgramas (0,4 mg) de ácido fólico por dia.  Isso pode ajudar a reduzir o risco de defeitos congénitos na espinal medula e no cérebro, incluindo o defeito do tubo neural mais comum, espinha bífida.  Tomar um suplemento de 400 microgramas de ácido fólico um mês antes da concepção e continuar durante toda a gravidez, pode reduzir entre 50 a 70 por cento este tipo de malformações à nascença.

Se está a pensar engravidar, fale com o seu médico sobre a toma de um suplemento de ácido fólico agora.  NÃO tome mais do que a quantidade recomendada, mas sinta-se livre para fazer uma dieta naturalmente rica em folato (a forma natural de ácido fólico) que é encontrado em muitos vegetais verde-escuros, como brócolos e espinafres, assim como em legumes secos, como grão de bico, feijão e lentilhas. 

2.     CÁLCIO   É importante para a mãe ter reservas de cálcio boas para antes e durante a gravidez.  Se a dieta da mãe não for suficientemente rica em cálcio, as necessidades do feto podem levar o organismo a retirar o cálcio dos ossos da mãe, colocando-a em risco de osteoporose, mais tarde na sua vida. 

A ingestão de cálcio recomendada para a maioria das mulheres não grávidas é de 1.000 miligramas e torna-se necessário adicionar mais 400 miligramas durante a gravidez.  Três ou mais porções de leite ou outros produtos lácteos por dia equivale a cerca de 1.200 miligramas de cálcio.

3.     FERRO   A construção das reservas de ferro ajuda a preparar o corpo de uma mãe para as necessidades do feto durante a gravidez.  Antes da gravidez, o corpo precisa de cerca de 18 mg por dia, durante a gravidez as necessidades aumentam para 27 mg por dia.  Consuma a quantidade adequada de ferro antes da concepção com uma dieta bem equilibrada e continue esses hábitos, acrescentando os alimentos ricos em ferro um pouco mais, durante a gravidez. 
Os alimentos ricos em ferro incluem carne de vaca, borrego, aves (especialmente os partes escuras) e peixes como sardinhas e anchovas.  Estes em média contém 1-3 mg ferro por porção (tamanho de palma de mão). Mas, se for vegetariano, não desespere, mesmo assim pode ter uma dieta adequada em ferro.  Cereais fortificados com ferro, feijão e vegetais de folha verde-escura são especialmente boas fontes de ferro. A vitamina C ajuda a absorção do ferro, então ingira alimentos que contenham vitamina C junto com os alimentos que contenham ferro.  (por exemplo: cereais fortificados com ferro junto com kiwi)
Estas recomendações servem como guia geral para as mulheres que querem engravidar, para conhecer melhor as suas necessidades pessoais, fale com a sua Nutricionista/Dietista. 
Fale com o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.





Jennifer Tretter Ferreira, Dietista/Nutricionista
dietistajennifer@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...